6 dicas para melhorar a indigestão

Para poder melhorar de forma eficiente os problemas estomacais e intestinais que levam a indigestão é preciso entender se realmente você está com este problema identificando os sintomas, assim fica mais fácil poder realizar um tratamento efetivo.

Sintomas de indigestão

Existem muitos sintomas de indigestão, alguns podem ser mais fáceis de digerir do que outros.

  • Estômago inflado/inchado
  • Prisão de ventre
  • Diarréia
  • Gases – Sabe-se que certos alimentos produzem
  • Dor de estômago
  • Partículas de alimentos visíveis nas fezes
  • Fezes pretas
  • Refluxo ácido
  • Baixa energia ou sensibilidade geral pesada no corpo após as refeições
  • Perda de peso involuntária

Dicas para melhorar a indigestão

Ao identificar os sintomas da indigestão, existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar as dores e até resolver o problema.

Veja a seguir 6 dicas que vão te ajudar com a indigestão, mas lembre-se, se os sintomas persistirem, não exite em procurar um médico.

1 – Mastigue bem os alimentos

Na cavidade oral existem pequenas glândulas que produzem enzimas digestivas, que começam a decompor os alimentos já na boca. Ao mastigar a comida corretamente, a comida é finamente dividida e a saliva, que está cheia de enzimas digestivas, é misturada.


A comida mastigada, por sua vez, facilita a decomposição contínua à medida que a comida passa pelo sistema digestivo.

Existe um provérbio oriental que diz: “ Beba sua comida e mastigue sua comida” que se refere justamente à importância de mastigar bem o alimento até que esteja quase líquido.

2 – Beba alguns copos de água 20 a 30 minutos antes de uma refeição

Beba bastante água 20 a 30 minutos antes de uma refeição para garantir que você tenha ácido estomacal suficiente para os alimentos recebidos. Evite beber grandes quantidades de água diretamente antes ou durante a refeição, pois você diluirá o ácido estomacal e poderá prejudicar sua digestão.

A tarefa do ácido estomacal é, entre outras coisas, quebrar a proteína, mas também protegê-lo contra bactérias e parasitas que podem acompanhar a comida até o estômago.

Infecções parasitárias e fúngicas recorrentes, como Cândida e Helicobacter Pylori , podem ser um sinal de indigestão.


Algumas pessoas podem precisar de suplementos para estimular a produção de ácido estomacal, então algumas cápsulas com ácido clorídrico vegetal com uma refeição podem ajudar.

3 – Óleos essenciais podem ajudar muito

Óleos essenciais utilizados na aromaterapia vêm se provando muito eficazes em tratar e aliviar diversos problemas de saúde, dessa forma, fazer o uso deles para ajudar nos problemas digestivos pode trazer benefícios para sua saúde.

Especificamente, os óleos de gengibre e hortelã-pimenta são muito eficientes para aliviar dores estomacais, mas, por serem muito concentrados, é necessário fazer a inalação dos mesmos por um difusor de aromas.

4 – Evite comer quando estiver estressado

O estresse pode ser uma das razões pelas quais os problemas digestivos surgem desde o início. Quando o corpo é exposto ao estresse, a resposta de fuga e combate e o sistema nervoso simpático são ativados, o que significa que o sangue é empurrado para os músculos para prepará-lo para a atividade física.

A digestão dos alimentos faz parte do sistema nervoso parassimpático, que é ativado quando o corpo está em estado de relaxamento. Digerir alimentos sob estresse está muito abaixo da lista de prioridades, o corpo simplesmente não quer estar ocupado digerindo alimentos quando estiver pronto para lutar ou correr por sua vida.


Certifique-se de relaxar, respirar fundo algumas vezes e sentir-se presente no momento antes de começar a comer.

5 – Não coma enquanto faz outras coisas

Ser capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo pode ser muito eficiente em termos de tempo, mas comer enquanto assiste às notícias ou responde a e-mails pode ter efeitos negativos na sua digestão. Isso se reconectou a comer apenas quando você se sente calmo e relaxado.

Fazer várias coisas enquanto come os alimentos torna mais fácil esquecer de mastigar e provar os alimentos corretamente. Responder a e-mails de trabalho ou assistir notícias pode fazer com que o corpo ative o sistema nervoso simpático e priorize a digestão em favor de uma resposta ao estresse.

Evite fazer coisas que o estressam enquanto come, se possível, por exemplo, ouça a música que faz você se sentir relaxado e presente.