7 Tipos de massoterapia e seus benefícios ao corpo

Você sabia que a massagem é uma técnica de tratamento muito antiga? Ela começou a ser usada no Oriente há milhares de anos. Na China, Japão, Egito, Irã e outros países, existem diversos relatos de mais de mais de 4000 anos envolvendo diferentes tipos de massagem.

No Ocidente, os primeiros a compreender a eficácia da massagem terapêutica foram os gregos. Na época da Idade Média, essa prática perdeu muita força e foi proibida pela igreja, pois a massagem tinha conotação sexual.

Hoje, existem várias técnicas com fins terapêuticos ou estéticos. Veja alguns tipos de massagens e os seus devidos benefícios. Além do que vamos abordar nesse artigo, indicamos que você faça  Cursos Online.

Vamos lá?

1. Shiatsu

O objetivo da massagem de acupressão é relaxar os músculos rígidos e equilibrar todos os pontos de acupunctura dos meridianos dos canais de energia do corpo humano. Essa técnica é realizada aplicando pressão em certas partes do corpo humano. Entre eles, o profissional vai somente os polegares, dedos e palmas das mãos.


O equilíbrio dos pontos de energia pode corrigir desequilíbrios internos, prevenir doenças e ajudar no devido tratamento de doenças crônicas. Portanto, o Shiatsu proporciona uma sensação de bem-estar, ele ajuda no combate a insônia e a ansiedade, além de corrigir possíveis problemas posturais e melhora a circulação sanguínea.

Com um Curso de Massoterapia você aprenderá tudo sobre essa e as outras técnicas de massagem.

2. Abhyanga

Essa técnica usa óleos vegetais medicinais que são aquecidos e tem o objetivo de nutrir os tecidos do corpo e eliminar toxinas. Esses óleos são selecionados de acordo com as características biológicas do paciente.

A massagem Abhyanga pode desintoxicar o corpo, torná-lo mais resistente a doenças, melhorar assim a oxigenação dos tecidos e estimular o sistema digestivo. Por meio dessa técnica, o corpo fica mais forte e menos fatigado. Além disso, o óleo promove a devida hidratação profunda, deixando a pele saudável, macia e confortável ao toque.

3. Ayurvédica

A massagem ayurvédica é conhecida pelos seus efeitos relaxantes e é uma boa aliada à saúde porque ajuda a equilibrar o corpo, a mente e a energia. É uma tecnologia baseada em três pontos, eles são: circulação, energia vital e respiração. Esta massagem também utiliza óleos vegetais e é realizada através de uma massagem profunda e potente, partindo da coluna vertebral e estendendo-se posteriormente ao pescoço, ombros, tórax, rosto, abdômen e pernas.


Esse método tem o objetivo de melhorar a circulação e a respiração. Além disso, pode desintoxicar o corpo, ajudar a ajustar a postura, combater o estresse, reduzir os sintomas de depressão e prevenir doenças respiratórias.

4. Massagem Sueca

A massagem sueca, também conhecida como “massagem clássica”, é baseada em uma sequência de cinco ações:

• escorregar e cair;

• pressão;

• Amassar;


• Vibração;

• Percussão.

Ela é muito relaxante, a massagem sueca tem o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, combater os sintomas de estresse e aliviar as dores musculares. Esta massagem é muito tradicional, ela é indicada para os possíveis pacientes com rigidez muscular, ansiedade, tensão, depressão, edema e dores musculares.

A massagem sueca é definida como sendo uma técnica que massageia o corpo inteiro, sendo muito indicada para iniciantes, pessoas que têm níveis altos de estresse e sensíveis ao toque. Ajuda a desatar todos os nós musculares, além de ser uma excelente massagem para um relaxamento completo.

Para este tipo de massagem, é necessário tirar a roupa, exceto a roupa íntima. A pessoa que está sendo massageada é coberta com um lençol, e o massagista só removerá esse lençol da área sendo massageada.


5. Destoxi Drenante

Esta tecnologia foi projetada para desintoxicar e descarregar o corpo, ajudar a reduzir o inchaço e a flacidez da pele, além de proporcionar relaxamento intenso. A massagem utiliza um creme derivado da biotecnologia marinha, que tem efeitos desintoxicantes e drenantes.

Entre seus benefícios, destaca-se por aliviar a dor, reduzir o edema e equilibrar a função metabólica do organismo. Para mulheres grávidas, essa é uma boa escolha porque ajuda a aliviar o desconforto da gravidez.

Uma vez que existem muitos tipos de massagem, cada um proporcionando inúmeros benefícios, é difícil determinar qual técnica é a melhor. Na verdade, além das já mencionadas, existem as massagens com pedras quentes e as massagens tailandesas que podem relaxar e equilibrar a energia do corpo. Por sua vez, a massagem de aromaterapia também pode relaxar e manter a pele hidratada.

Como deve ser feita a escolha? Um diagnóstico médico do seu problema é muito importante. Em seguida, converse com um massagista profissional para saber o tipo de massagem que mais se adapta a você. Em seguida, relaxe e sinta os benefícios para sua saúde.

6. Massagem com pedras quentes

A massagem com pedras quentes é indicada para pessoas que têm dores musculares, ou as pessoas que têm o único objetivo de relaxamento. 

Essa massagem é muito semelhante à massagem sueca, a única diferença está na utilização de pedra ao invés das mãos. Ajudando no alívio de tensão muscular, relaxamento, diminui as dores e melhoram o fluxo sanguíneo.

7. Massagem esportiva

Definimos a massagem esportiva como sendo uma excelente opção para pessoas que se lesionam por exercícios repetitivos, pois isso pode acontecer durante a prática de esportes. A prevenção de lesões esportivas, melhorando a flexibilidade e o desempenho físico também são importantes.

A massagem esportiva poderá ser usada no objetivo de aliviar as dores, ansiedade e a tensão muscular. Isso pode ser feito dentro do corpo, com foco nas partes do corpo que precisam de mais atenção. Se necessário, a pressão profunda pode ser alternada com movimentos suaves.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.