Considerada a maior franquia de limpeza e estética automotiva, Acquazero planeja crescer 30% com novas unidades e faturar R$ 150 milhões em 2023

Com mais de 550 unidades, e líder no segmento, Acquazero foca em operações pelo Brasil e no exterior

As pessoas em todo o planeta estão mudando a forma de consumir e utilizar serviços sustentáveis. Já está mais do que claro que é algo extremamente vital cuidar do meio ambiente, não somente para as próximas gerações, mas como também para a geração atual, pois trata-se de uma preocupação que envolve a todos. Com isso, o consumo de produtos com impacto positivo ao meio ambiente vem crescendo em ritmo acelerado e mudando esse cenário.

É o que mostra pesquisa realizada pelo Mercado Livre, que coletou dados entre abril de 2021 a março de 2022 e apontou crescimento de 32% no número de compradores de itens que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis e que tenham benefícios ambientais e sociais.

Somente de 2019 a 2022, a franquia Acquazero Eco Wash – especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial – cresceu 227% e se tornou a maior do mundo no setor de limpeza e estética automotiva. A marca foi adquirida em 2018 pela holding Encontre Sua Franquia, detentora de mais sete redes, que juntas somam mais de 1.800 operações espalhadas pelos quatro cantos do Brasil e no exterior.

Franquia sustentável

Entre os diferenciais da marca está o fato de que ela atua com produtos biodegradáveis e um método de limpeza sustentável único que utiliza apenas 300 ml de água para a limpeza de um carro.


A Acquazero nasceu em 2009 na cidade de São Paulo com o objetivo principal de oferecer um serviço diferenciado de limpeza automotiva preocupada com a conservação ambiental. Após ser incorporada a holding Encontre Sua Franquia, hoje a matriz está localizada na cidade de Belo Horizonte (MG).

São mais de 15 serviços automotivos voltados para estética externa, interna e manutenção dos veículos, como limpeza ecológica (carro-chefe da empresa); enceramento; polimento; vitrificação de pintura; limpeza técnica do motor; higienização de ar-condicionado; oxi-sanitização; impermeabilização de estofados; higienização interna; limpeza e hidratação do couro; revitalização de plásticos; cristalização de pintura; polimento dos faróis; descontaminação da pintura, e remoção de chuva ácida.

Além da limpeza automotiva para todos os tipos de veículos, embarcações, carro-forte, e aeronaves, a franquia Acquazero também atua com a limpeza, higienização e impermeabilização de estofados residenciais, como sofá, poltrona, tapete, cadeira e colchão.

“No auge da pandemia, em 2020, agregamos novos serviços aos franqueados, para que eles pudessem aumentar o seu portfólio de serviços, e consequentemente o faturamento. Essa estratégia deu muito certo, e a maioria dos nossos franqueados abraçaram essa ideia”, revela Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero Eco Wash.

Modelo de franquia

A franquia Acquazero possui modelo de negócio flexível e para todos os tipos de bolsos. São três modelos de negócios:


  • Delivery: Como o próprio nome sugere, nesse formato o franqueado vai até o cliente, seja para atendimento no trabalho ou na residência. São três opções que variam de acordo com a quantidade de serviços que o franqueado fica apto a realizar. O modelo Básico o habilita para nove funções; o Intermediário para 11, e o Avançado para 16 aplicações. O investimento é entre R$ 25.600 a R$ 39.600 (já incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de equipamentos), com faturamento bruto mensal de R$ 12 mil a R$ 20 mil, e lucro médio de 40%. O prazo de retorno é de 6 a 12 meses.
  • Standart: Trata-se de um formato loja física permitido ser instalado em lojas em prédios comerciais ou espaços como estacionamentos privados, postos de combustível, locadoras de carro, etc. A operação tem um espaço médio para atendimento de até quatro veículos. Modelo solicita investimento de R$ 153.500 (incluso taxa de franquia + cap. giro + taxa de instalação), com faturamento bruto estimado em R$ 30 mil a R$ 40 mil, lucro em torno de 30% e prazo de retorno do investimento em até 24 meses.
  • Prime: Esse modelo de loja física é ideal para unidades em shopping, hipermercados ou grandes condomínios, além das lojas de rua com espaço médio de 150 a 500 metros quadrados. Esse formato está incluso todos os serviços da rede, que solicita investimento inicial de R$ 198.500 (incluso taxa de franquia + cap. giro + taxa de instalação). O faturamento é bem atrativo e chega a R$ 50 mil a R$ 70 mil mensal, com lucro em torno de 30% e prazo retorno estimado em 24 meses.

Suporte eficiente

A entrada da Acquazero na holding foi um grande divisor de águas, pois uma grande estrutura passou a ser oferecida aos franqueados. A equipe é composta pela expertise de 130 especialistas que auxiliarão no estudo de viabilidade, através do Economapas, maior sistema para identificação de locais onde há potencial de mercado; projeto de identidade visual; assessoria de fornecedores; acompanhamento da obra; treinamento completo do zero à operação, vendas, gestão e manuseio dos produtos; acompanhamento com um consultor de vendas responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento de plano de ação, gestão estratégica e disseminação de boas práticas.

Os franqueados também tem à disposição um marketing interno e agência de marketing terceirizada, que divulgam as unidades através de estratégias como produção e edição de artes para materiais impressos e redes sociais; capacitação para divulgação da operação em redes sociais (Instagram, Facebook e Google); equipe de produção audiovisual, fotos e vídeos para divulgação da marca nacional e internacionalmente;  plataforma própria para criação e edição de materiais gráficos.

A franquia também conta com o sistema Acqua On, tornando o suporte ainda mais ágil com ferramentas que facilitam a gestão do negócio, como por exemplo, análises de performance do negócio, sistema e formas de mandar mensagens para os clientes oferecendo cupons de descontos e canais de venda on-line. Ou seja, é uma plataforma que concentra todas as funcionalidades de maneira simples otimizando a gestão do negócio.

App Acquazero

Com o aplicativo da Acquazero o cliente tem uma comodidade adicional, ele pode ser atendido onde estiver. A ferramenta é uma poderosa fonte de vendas para aumentar a lucratividade do franqueado.

O objetivo é vender os serviços que são realizados nos veículos e também para residências. “Estamos blindados neste quesito contra a concorrência, pois a tecnologia é própria e exclusiva da franqueadora”, reforça Mol.


Expansão dos negócios

A rede que soma 550 unidades em operação espalhadas por todos os estados do Brasil, e almeja encerrar este ano com 715 unidades e faturamento de R$ 150 milhões.

A Acquazero também está presente com unidades nos Estados Unidos, República Dominicana e México com operações delivery. Ainda em 2023 a expectativa é alcançar novos mercados, como Austrália.

“O mercado automotivo é um dos que mais cresce no mundo e vive em constante transformação, com tendências cada vez mais inovadoras. Serviços sustentáveis já são e continuarão cada vez mais em evidência. É a transformação do futuro. Por isso, empreender nessa área acaba sendo uma boa porta de entrada para quem busca o próprio negócio”, finaliza Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero Eco Wash.

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há 14 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos. Além de contar com a limpeza, higienização e impermeabilização de estofados residenciais e limpeza para embarcações e carro-forte.

Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. A Acquazero possui quatro modelos de negócio, entre delivery e loja física, com investimento a partir de R$ 25.600,00. www.acquazero.com