Cachoeiras da região Sul que valem a pena conhecer

A região Sul é formada pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo riquíssima em belezas naturais diversas e totalmente preservadas. Sendo assim, é muito comum que o local atraia turistas em busca de natureza e amantes do ecoturismo.

E, uma das riquezas naturais mais incríveis com certeza são as cachoeiras. Afinal, além de poder se refrescar nos dias de calor, também são ideais para contemplação e momentos de conexão consigo mesmo. Portanto, se você está em busca de cachoeiras para explorar, continue acompanhando o post de hoje e conheça as melhores da região Sul.

1. Cachoeira da Magia, Rio do Sul, Santa Catarina

Rio do Sul é uma importante cidade do alto Vale do Itajaí, possuindo economia aquecida e excelente qualidade de vida. Além disso, também conta com natureza preservada e várias opções de lazer, sendo que esse conjunto de fatores faz com que muitos procurem uma imobiliária para buscar por imóveis, a fim de instalar-se pela região.

A Cachoeira da Magia é uma das mais bonitas da cidade, possuindo 35 metros de queda d’água e ideal para tirar belas fotos. Mas, para quem gosta de aventura, também é possível praticar esportes radicais, como rapel, tirolesa e pêndulo.

2. Cachoeira Amola Faca, São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul

A Cachoeira Amola Faca possui cerca de 240 metros de altura, sendo aquela com maior queda livre da região Sul do Brasil. Contudo, como o rio nasce a poucos quilômetros dali a queda possui baixo volume de água. No entanto, todo o cenário composto por penhascos e natureza exuberante, formam uma paisagem incrível e que merece ser contemplada.


Para poder observar sua beleza, basta ir ao platô central do cânion, que promove uma vista maravilhosa do local. Mas, também existe uma trilha localizada no outro lado do cânion, permitindo que você chegue ao topo e também ao lado dela.

3. Cachoeira Salto São Sebastião, Prudentópolis, Paraná

Prudentópolis é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, visto que abriga quedas que têm altura mínima de 80 metros e podem chegar a praticamente 200 metros de altura.

A Cachoeira Salto São Sebastião é um dos principais atrativos da região, possuindo cerca de 120 metros de altura e com pouco volume de água. Contudo, o que mais encanta os visitantes é que logo em frente existe a queda do Salto Milot, com cerca de 130 metros de altura.

4. Cachoeira das Andorinhas, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Localizada no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, a Cachoeira das Andorinhas é a mais bonita das 5 grandes quedas presentes na região. Ela fica logo no início do cânion e possui 170 metros de altura. Além disso, conta com diversos mirantes para observar sua beleza exuberante, que são facilmente acessados pela trilha do Cotovelo.

5. Cachoeira do Salto Grande, Corupá, Santa Catarina

Localizada na trilha Passa Águas, que leva cerca de três horas e meia para ser completada, a Cachoeira do Salto Grande é a última do trajeto, que abriga outras 13 cachoeiras. Contudo, essa é a mais bonita do trecho, possuindo cerca de 125 metros de altura.


Localizada na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), perto de Corupá, é necessário pagar uma taxa de entrada para acessar o local. Contudo, não existe venda de ingresso na portaria, sendo importante se programar antes de ir.

6. Cachoeira Salto São Francisco, Prudentópolis, Paraná

Como falamos, a cidade de Prudentópolis abriga diversas cachoeiras com quedas altas, que podem variar de 80 a quase 200 metros de altura. Sendo assim, o Salto São Francisco é a mais alta do município, possuindo 196 metros, além de ser a maior da região Sul do Brasil.

Localizada dentro do Parque Municipal São Francisco da Esperança, é necessário percorrer 60 km de estrada partindo do centro da cidade. É possível visitar tanto a parte baixa como a parte alta da cachoeira.

7. Cachoeira do Avencal, Urubici, Santa Catarina

Por fim, a Cachoeira do Avencal é uma das mais bonitas do município, possuindo cerca de 100 metros de queda d’água, sendo considerada uma das mais altas e belas de Santa Catarina. Seu nome se deve à quantidade de avencas, um gênero de planta, que são encontradas no entorno.

Por estar localizada dentro de uma propriedade particular, é necessário pagar uma taxa de entrada, mas com valor simbólico perto de toda a beleza da região. Além disso, é possível avistar a cachoeira da parte alta e também da parte baixa.


Então, agora que você conhece algumas das melhores cachoeiras da região Sul para explorar, já pode escolher qual será sua próxima viagem. Mas, lembre-se de ter um planejamento para evitar problemas de última hora e poder garantir a melhor experiência durante seus dias de descanso.

Além disso, caso não tenha preparo físico ou não conheça a região, dependendo do local pode ser necessário contar com a ajuda de um guia especializado.