Como a automação de marketing pode afetar os resultados de vendas de uma loja virtual?

A automação de marketing criou oportunidades completamente novas para os anunciantes na criação de campanhas complexas e na melhoria das estratégias de vendas. Isso é especialmente importante no setor de comércio eletrônico. Aqui estão cinco exemplos de como a automação de marketing afeta positivamente os resultados de vendas da sua loja!

Segmentação de clientes chave

As ferramentas de automação de marketing permitem uma importante segmentação de clientes. Por conta disso, você pode enviar mensagens personalizadas ao seu público sobre a parte da oferta que realmente lhes interessa. Além disso, ter informações sobre hábitos de compra permite identificar clientes potencialmente mais lucrativos e concentrar a maior parte de seus esforços de publicidade neles.

Ajudar com carrinhos de compras abandonados

A automação de marketing também permite combater carrinhos abandonados. Um bom exemplo disso são as notificações push que lembram os usuários da loja de uma compra inacabada, seja em uma loja de roupas, calçados, dispositivos eletrônicos como o vape sky solo.

Uma mensagem com o conteúdo certo, talvez com uma proposta adicional enviada no momento certo, pode fazer o futuro cliente mudar de ideia e acabar levando os itens.

Aumento no engajamento do público

A automação de marketing permite aumentar o engajamento do público. Alguns visitantes do site nem sempre estão convencidos de uma oferta específica.


Às vezes é porque o preço é muito alto, outras vezes é por falta de confiança na loja. A automação de marketing permite criar cenários de compra que farão com que o cliente indeciso retorne. Para aumentar o nível de engajamento do público, também vale a pena usar o marketing de conteúdo.

Up-selling e cross-selling

A automação de marketing leva algumas estratégias de vendas para o próximo nível, incluindo up-selling e cross-selling. No primeiro caso, oferecemos automaticamente ao cliente uma oferta mais cara, que, no entanto, pode atender melhor às suas necessidades e tem chance de ser aceita.

A venda cruzada, por outro lado, consiste em oferecer produtos adicionais aos clientes que já decidiram comprar. Obviamente, as ofertas devem ser complementares entre si.

Pesquisa de satisfação do cliente

No mercado saturado de hoje, a fidelização do cliente desempenha um papel especial. A automação de marketing ajuda os donos de lojas online também nesse aspecto. Graças a ferramentas especiais, é possível fornecer um serviço pós-venda perfeito, bem como pesquisas de satisfação do cliente que permitem

Apesar de toda a tecnologia que a automação permite, é importante lembrar que nada substitui o contato humano, e por isso é preciso prestar atenção na humanização da sua marca. 


Ninguém gosta de perceber que está falando com um robô, por isso, quando for instalar chatbots no seu site, coloque apenas para iniciar e facilitar o atendimento. Após o primeiro contato, é essencial ter uma pessoa de verdade para dar continuidade ao atendimento.

A automação serve para facilitar os processos, sejam eles quais forem, de atendimento, estoque, vendas, logística. Mas manter a sua empresa humanizada fará toda a diferença no resultado final.