Como aumentar as suas vendas no YouTube sem anúncios

Conseguir  obter 100k subscritores no YouTube, não é um trabalho fácil, mas é possível você conseguir. E sim, é um marco muito importante, mas hoje venho mostrar não só como podem obter mais assinantes, mas também algumas dicas sobre como aumentar as vendas no YouTube sem anúncios.

Claro que é possível, lembre-se que o YouTube é uma plataforma com uma comunidade muito fiel e se for autêntico, consistente e planear uma boa estratégia, os seus assinantes não deixarão de adquirir os seus serviços e produtos. Para tal, teremos que otimizar o seu perfil e os seus vídeos, mas não se preocupe, não é nada que não possamos fazer.

Conteúdo estratégico para aumentar as suas vendas no YouTube

A primeira coisa que deve fazer se quiser aumentar as vendas no YouTube sem anúncios é estabelecer uma estratégia, para que o seu conteúdo faça sentido. Vale lembrar sempre que uma boa estratégia é a base para alcançar os seus objetivos. Sem ele, estaríamos a dar passos falsos para tentar conseguir alguns seguidores.

Quando tivermos uma estratégia clara, concebida após um estudo e análise prévia, a margem de erro é menor, teremos muito mais hipóteses de sucesso e menos confusão ao levar de forma consistente  as ações necessárias. Pensando nisso, para que possamos criar uma uma estratégia no YouTube, devemos considerar dois pontos cruciais:

  • A quem estamos direcionando: a nossa pessoa de compradora. Aquela pessoa específica que queremos como potencial cliente. Para tal, temos de avaliar não só quem são, mas também que pesquisas fazem, como pesquisam, se foi diretamente no YouTube ou se pesquisam artigos onde podemos fazer uma ligação ao vídeo. Um estudo aprofundado do nosso cliente ideal, pois nos poupa muitos erros.
  • O que vão receber do nosso canal: não querem fazer um infomercial e colocá-lo no YouTube. Devemos educar o público, o YouTube é uma plataforma de entretenimento e conhecimento. As pessoas querem aprender enquanto assistem a um vídeo engraçado e este não tem necessariamente de ser engraçado, mas divertido.

Seja encontrado para aumentar as suas vendas no YouTube sem anúncios

Há duas maneiras de conseguir que as pessoas encontrem os seus vídeos:


Uma boa otimização do nosso conteúdo irá nos posicionar como uma das primeiras opções quando os utilizadores pesquisam. Isto significa que ganharemos uma maior vantagem sobre os nossos concorrentes, o que nos trará mais pontos de vista. 

Dominar o seu SEO inclui compreender não só o que o seu público procura, mas também como o procuram. Para isso, basta identificar que sentenças ou palavras-chave estão sendo utilizadas no YouTube e em outros motores de busca para encontrar respostas e depois criar vídeos com base nessas pesquisas ou utilizá-las para segmentar.

Uma dica é usar a extensão “vidIQ” do navegador Chrome, que o ajudará a saber quais as palavras-chave que têm uma maior liderança, menor competição, ranking de pesquisa e muitas mais opções para classificar os seus vídeos e otimizar SEO de forma mais eficiente.

Quanto mais conteúdo oferecer, mais poderá criar grupos de reprodução de temas semelhantes, de modo a que os utilizadores permaneçam mais tempo nos seus vídeos e o YouTube confie mais no seu conteúdo. Isto fará com que o YouTube saiba quem mostrar os seus vídeos e o seu canal será recomendado para as pessoas certas.

Faça uma Chamada ação para aumentar as suas vendas no YouTube sem anúncios

Para ajudar nas pesquisas do YouTube você deve estar sempre em sintonia com o que o seu público quer quando procura neste site de vídeos. Assim que começar a criar conteúdos que o seu público vai querer consumir, sua ação será essa:


Adicionar uma chamada para a ação no canal YouTube

A primeira forma de começar a trazer visitas para o seu canal YouTube é pôr a sua identidade visual em destaque com as informações necessárias. O banner que é exibido no topo da página do seu canal, quando é configurado pode adicionar links ao seu website e perfis sociais.

Use um desenho que chame a atenção e convide as pessoas a visitar o seu site. Se tiver mais canais, faça sempre da sua página o protagonista, é aí que eles poderão fazer a venda. Se não tiver um website e vender através do WhatsApp ou outros meios de comunicação, faça com que seja aquele que se destaca.

Redirecione o seu público da forma correta

As chamadas à ação devem estar presentes nos seus vídeos, na descrição, no próprio vídeo e, se possível, no título. Se quiser que eles vão à sua página de destino para preencher um formulário ou diretamente na sua página de vendas, mencione-o com precisão e clareza no vídeo e não se esqueça de colocar o link na descrição que vá direto para este formulário.

Uma dica que os profissionais de comunicação usam em uma empresa de marketing digital é de não colocar o link para o sua página principal, porque quando entrarem, terão de procurar pelo formulário ou a página de vendas. Monte uma landing page ou redirecione para o local exato da captação do lead. Não dê trabalho ao usuário final.

Aumentar os seus comentários

Aqui vou dar duas dicas, que podem parecer muito simples, mas que serão muito úteis. O primeiro é publicar um comentário com uma breve descrição e o link para o qual pretende redirecionar os seus visitantes. E a segunda é, ao responder aos comentários, fornecer mais informações.


Não se limitar a dizer obrigado, pode ser uma chance de convidá-los a continuar a ver os seus vídeos, a visitar as suas redes sociais, blog, website, produtos, entre outras opções.

Tirar o máximo dos cartões do YouTube

Quando configurar o seu vídeo para o carregar no YouTube, adicione outros vídeos relacionados com o que está prestes a carregar, desta forma, manterá as pessoas interessadas no seu canal. Quando fizer a configuração, um pequeno ícone aparecerá no canto superior direito do seu vídeo.

Lembre-se que precisamos de fazer com que as pessoas passem tempo com os nossos vídeos para que o YouTube nos classifique melhor e recomende para as pessoas certas.

Curtiu as dicas? Deixe aqui nos comentários se você utiliza uma outra prática para aumentar as vendas com o youtube!