Como captar mais clientes para o meu negócio?

Se você é aquele empresário que sofre no quesito vendas e alavancagem de clientes, sem sombra de dúvidas, já pesquisou em vários lugares sobre como captar mais clientes, como vender mais, como aumentar o faturamento da empresa e etc, correto? Saiba que esse é o problema de 80% dos empresários e empreendedores brasileiros, portanto, você não está sozinho nessa.

O que mais você irá encontrar hoje em dia são livros falando sobre o tema, canais no youtube (podcasts), palestras online e presenciais, sites, contas no instagram e etc, pois, como dito acima, o problema em captar clientes é um assunto que atinge 80% dos brasileiros.

Mas, como aumentar o número de clientes para o meu negócio?

Sem sombra de dúvidas, quando falamos de vendas e expansão de clientes em 2023, estamos falando diretamente da internet. Quando falamos de internet, estamos falando de marketing digital. Muitas pessoas em 2023 ainda não utilizam o marketing digital para alavancar os seus negócios e, devido a isso, não conseguem expandir os seus negócios.

Basicamente, quando falamos de internet estamos falando de escala, ou seja, conseguimos atingir um público gigantesco para ofertar nossos produtos e serviços, mas, é claro que devemos ter nossa estratégia em mente e saber um pouco do que vamos vender e para quem vamos vender.

Qual a melhor estratégia para divulgar um serviço ou empresa?

Quando falamos de estratégias, devemos ter em mente  o que vamos vender e para quem iremos vender. Por exemplo, se você tem uma empresa de desentupidora em Jundiaí, não irá compensar você divulgar sua empresa no instagram, afinal, o seu cliente é aquele cliente que precisa do serviço na hora, ou seja, quando falamos de imediatismo, estamos falando de Google.


Portanto, se você tem uma empresa de desentupidora em Jundiaí (por exemplo) você deve se atentar a fazer campanhas no google ads. Como dito acima, precisamos ter em mente a estratégia correta, para vender o produto e serviço correto para o cliente correto.

Mais um exemplo, imagina que você tem uma empresa de açaí na cidade do rio de janeiro, o que você pode fazer são anúncios locais no instagram, ou seja, determinar um raio de 5k para que suas propagandas de açaí apareçam no instagram.

O que você pode testar também, é, por exemplo, o google. Quando alguém digitar açaí, açaí 24 horas, aí perto de mim, você também poderá aparecer para essas pessoas no google com um raio de 5km.

Agora, mais um exemplo, digamos que você tenha uma loja online, ou seja, você consegue atender todo o Brasil. Aqui você pode usar três tipos de estratégias diferentes. A primeira é mais uma vez o google, se você vende bolsas veganas, você pode facilmente anunciar essas palavras chaves no google em todo o Brasil.


Você pode anunciar também no instagram para o público de interesse em comida vegana, pessoas que demonstram ser veganas e etc. Aqui, também podemos utilizar a força dos influencers digitais, onde, podemos pagar publicidade para eles para divulgarem uma bolsa, um sapato ou alguma coleção nova.

Mais uma vez, vale ressaltar a importância de sabermos o que estamos vendendo e para quem estamos vendendo para de fato determinarmos a estratégia correta. Como dito acima, existem inúmeros canais de comunicação quando falamos de marketing digital, desde o google, instagram, facebook, youtube, influenciadores e etc.

Uma dica bem importante é pensar em contratar um profissional da área para gerenciar suas estratégias de marketing digital, portanto, guarde um caixa a mais para sua empresa para contratar um analista de marketing profissional ou também conhecido como gestor de tráfego.

É de suma importância também pesquisar bem esse tipo de profissional, pois, o que você mais acha hoje em dia são profissionais desqualificados na internet, devido a barreira de entrada dessa profissão ser baixa.

Há muitos profissionais e anúncios totalmente desqualificados, onde fazem de qualquer maneira os anúncios, sem estratégia e sem preparo nenhum, e logo depois falam que os anúncios na internet não funcionam mais. 


Você também pode contratar uma agência de marketing digital caso o seu caixa seja um pouco maior, onde você terá uma equipe completa para te atender, desde analista de marketing, programadores e até mesmo um programador, ou seja, uma equipe completa!

Por fim, e não menos importante, devemos atentar a nossa equipe interna, não vale de nada você gastar rios de dinheiro em publicidade, independente do ramo que seja, sendo que a sua própria equipe não está qualificada e apta para atendê-los.

O que mais acontece por aí é empresários terem problemas com a própria equipe, desde a parte de atendimento, o time comercial de vendas, o fornecedor e assim por diante. Atente-se antes mesmo de iniciar seus anúncios na internet, em arrumar a casa e deixar tudo em ordem. Vamos ficar por aqui, ficou com alguma dúvida? Basta pesquisar mais informações sobre marketing digital.