Como divulgar seu curso online: 5 estratégias para investir e conquistar mais alunos

Atualmente, o que não falta são dicas sobre como criar um curso EAD. Afinal, os infoprodutos estão bombando! No entanto, para muitos, o desenvolvimento não é a principal dúvida, mas como divulgar seu curso online é o que deixa muitos com a pulga atrás da orelha. 

Afinal, do que adianta ter um produto digital excelente, se você não sabe como oferecê-lo e vendê-lo? 

Se essa também é uma dificuldade para você, continue a leitura e veja as melhores dicas para anunciar seu curso EAD e fazer propostas irresistíveis para seus potenciais alunos. 

Como divulgar seu curso online para vender mais em 5 passos 

1. Produza um material isca 

Para começar, uma das melhores dicas de como divulgar seu curso online é criando um material rico, que também pode ser chamado material isca ou isca digital

Ele funciona como uma amostra do seu trabalho, e pode ser útil para apresentar não apenas o que a pessoa irá encontrar em seu curso, mas reforçar sua autoridade e mostrar como é sua didática. 


Para esse material, foque em oferecer um conteúdo de qualidade, sem medo de disponibilizar gratuitamente um conhecimento de valor. Pois, ao ver uma entrega de qualidade, a tendência é que a pessoa pense que o seu conteúdo pago é ainda mais valioso.

Mas o que oferecer? Você deve estar pensando… Você pode fazer uma aula isca, uma masterclass, um e-book ou qualquer outro formato que seja interessante para abordar o assunto escolhido. 

Não se esqueça que, além de ser uma forma das pessoas conhecerem seu trabalho, o objetivo do material isca é coletar informações sobre o seu aluno em potencial

Portanto, faça um formulário simples que deve ser preenchido para ter acesso ao conteúdo. 

Dessa forma, você irá criar uma lista de contatos que pode ser muito útil nas dicas seguintes de como divulgar seu curso online.


2. Faça uma landing page

Outra dica de como divulgar seu curso online é criando uma landing page. 

Ela nada mais é do que uma página que traz todas as informações sobre seu material EAD e que tem a finalidade de captar dados, seja através de uma lista de espera ou até já no momento da compra do curso. 

Além disso, você também pode usar a landing page para hospedar o seu material isca, tornando mais estratégica a captura de informações dos potenciais clientes.

Esse recurso também pode ser um aliado na quebra de objeções, que certamente você irá enfrentar durante a venda do seu infoproduto. 

Por isso, pense estrategicamente no design e nas informações que irão compor a página. 


Além de apresentar o que o curso irá abordar, para quem ele é direcionado, etc, coloque depoimentos de primeiros alunos, crie copys criativas e persuasivas e, claro, faça uma condição irresistível para tornar a venda mais atrativa. 

3. Crie um instagram comercial

As redes sociais são a melhor vitrine para a venda de um produto digital, afinal, são bilhões de pessoas online diariamente que podem ser impactadas por seu material. 

Entre eles, em especial, temos o instagram, uma das redes com maior engajamento nos últimos anos

Aproveite dos recursos disponibilizados pela plataforma para fazer a divulgação do seu curso. Para isso, crie um perfil comercial (que você terá acesso às métricas e dados), trabalhe em uma boa biografia e use o link estrategicamente. 

O conteúdo, nesse caso, também é importante. Além de falar sobre o que o aluno encontrará em seu material, invista também na produção de conteúdo de valor, conteúdo que fale sobre a temática do seu curso e que realmente ajude os seguidores com informações úteis. 


Dessa forma, você aproveita para trabalhar a percepção de autoridade que os seguidores terão de você em seu nicho de atuação.

Ah, e não se esqueça do stories! Esse recurso pode ser muito interessante para estabelecer um relacionamento com os alunos, além de divulgar conteúdos exclusivos e complementares, e condições especiais para adquirir seu infoproduto. 

4. Trabalhe com e-mail marketing

Se você colocou as primeiras dicas de como divulgar seu curso online em prática, certamente já possui uma base de dados de alguns alunos em potencial. 

Sabe o e-mail que o usuário informou para baixar sua aula isca? Não pode ficar jogado no fundo da gaveta! Você pode (e deve) trabalhar esse contato para futuramente se tornar uma venda, um aluno. 

Para isso, você precisa começar a trabalhar o que chamamos e-mail marketing. Faça o que é conhecido como “nutrição de leads” e compartilhe conteúdos informativos, materiais extras e tudo o que ajude a levar o usuário a considerar o seu curso como uma excelente opção.

Aproveite esse canal também para informar sobre possíveis promoções, campanhas e ações em períodos estratégicos para alavancar as vendas do seu material. Afinal, quem não divulga, não vende! 

5. Invista em anúncios

Não dá para falar em como divulgar seu curso online e deixar a mídia paga de lado. Por mais que o orgânico possa trazer muito resultado, você pode potencializar seus ganhos investindo também em anúncios.

Para isso, você pode optar pelo Google Ads, Youtube Ads, Facebook Ads e Instagram Ads (ou até associar os que fazem sentido para seu público-alvo). 

É importante que você estude sobre mídia paga para rodar anúncios que de fato trarão resultados, ou será apenas uma perda de investimento. Se você não sabe e puder contar com um profissional para essa área, pode ser interessante!

Lembre-se que o anúncio é uma forma de gerar mais visibilidade para seu material e, consequentemente, aumentar as conversões. Por isso, é preciso criar anúncios estratégicos para colher os frutos.

A seguir, veja um passo a passo para criar sua conta de anúncios no Facebook Ads e começar a anunciar seu produto digital:

Bônus: integre seu curso a um programa de afiliados 

Para fechar nossa lista de estratégias de como divulgar seu curso online, temos uma das mais importantes: use o marketing de afiliados a seu favor.

Imagine ter diversas pessoas divulgando seu material para outras pessoas que você talvez nunca teria a oportunidade de impactar? 

É isso que o marketing de afiliados pode fazer pelo seu negócio. Por meio de um link personalizado, os afiliados do seu curso EAD irão divulgar seu curso em diversos canais para fazer vendas e receber comissionamento por isso.

Essa estratégia, além de aumentar o alcance do seu material, aumenta as chances de realizar mais vendas. Por isso, se possível, abra oportunidade para que afiliados se tornem seus parceiros de negócio

Agora você já está pronto para divulgar seu curso EAD e fazer muitas vendas. Coloque essas estratégias em prática e aumente seu faturamento com seus infoprodutos. 
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.