Como economizar energia usando eletrodomésticos

O aumento dos preços da energia nos obriga a usar cada vez mais soluções de economia de energia em nossas casas. O uso racional de eletrodomésticos também nos ajudará a economizar energia.

Podemos reduzir as contas de eletricidade escolhendo bem os eletrodomésticos na hora da compra e também cuidando na maneira de usar esses dispositivos.

A eficiência energética se traduz nos custos operacionais dos eletrodomésticos

Ao comprar novos eletrodomésticos, como geladeira, máquina de lavar ou lava-louças, você deve levar em consideração sua eficiência energética. A etiqueta energética indica-nos a classe energética do aparelho. 

No entanto, mesmo o refrigerador com maior eficiência energética consumirá mais energia se as condições de operação sob as quais ele funciona não forem ajustadas adequadamente.


Portanto, você deve evitar colocar o dispositivo perto de fontes de calor (por exemplo, perto de um aquecedor ou fogão), pois nesse caso a manutenção de uma temperatura interna adequada está associada a um maior consumo de energia. Claro, pelo mesmo motivo, não coloque alimentos quentes na geladeira.

Ajustando os parâmetros dos eletrodomésticos às nossas necessidades

Ao escolher eletrodomésticos, não se esqueça de ajustar seus parâmetros ao tamanho e estilo de vida da sua família. Por exemplo, se não conseguir usar toda a capacidade do refrigerador e ele estiver meio vazio, isso significa perdas de energia desnecessárias, portanto, invista em um refrigerador de acordo com a sua necessidade.

Enquanto os refrigeradores não têm a opção de reduzir o consumo de energia em caso de enchimento apenas parcial, nas máquinas de lavar existe essa opção. O uso ideal de água e energia é alcançado selecionando o programa apropriado, que depende da quantidade de roupas e do grau de sujeira delas

Ao escolher o programa certo, otimizamos o custo de lavagem ao mesmo tempo. Os programas rápidos, sem pré-lavagem, destinam-se a peças pouco sujas que apenas pretendemos lavar rapidamente. Por outro lado, tecidos mais sujos podem ser deixados “de molho” e lavados antes de serem colocados na máquina de lavar, o que reduzirá o uso de programas intensivos de energia.


Na máquina de lavar louça, podemos economizar energia e água se a lavarmos com menos frequência, mas usando toda a capacidade de carga do aparelho. Para louça menos suja, pode-se utilizar os programas ecológicos se estiverem disponíveis, o tempo de lavagem é curto e o consumo de energia é menor.

Redução da perda de calor durante a preparação de refeições

O forno elétrico usado é frequentemente um dos eletrodomésticos que mais consomem energia na cozinha. Para garantir o uso eficaz do calor, devemos evitar a abertura desnecessária da porta durante o seu funcionamento. Levando em conta o fato de que a maior quantidade de energia é consumida apenas aquecendo o forno, vale a pena usar o aparelho apenas quando for preparar uma grande porção de um prato que exija um cozimento longo. 

Você também pode economizar escolhendo um forno com iluminação LED em vez de uma lâmpada clássica, isso permite reduzir o consumo de energia usado para iluminação interna em até 95%. 

O preço mais alto dos eletrodomésticos muitas vezes nos impede de escolher aparelhos que economizam energia. No entanto, hoje há muitas alternativas para isso, cupons de desconto, cashbacks (como o cashback em notebooks acer por exemplo).


Vale a pena dar uma pesquisada para economizar!