Como escolher um bom champagne

Nem todo espumante é champanhe. Se você quiser comprar champanhe de verdade, preste atenção, por exemplo, no preço.

Champanhe ou espumante?

Uma pergunta um tanto paradoxal, pois champanhe nada mais é do que espumante. No entanto, nem todo espumante é champanhe. Lembre-se de que essas bebidas de outras regiões do mundo além da região francesa de Champagne têm seus próprios nomes, por exemplo, na Espanha é Cava e na Itália é Prosecco. No entanto, nenhum deles pode ser chamado de champanhe. É feito apenas nesta região da França, só pode ser feito a partir de um certo tipo de uva: Pinot Munier, Pinot e Chardonnay, e deve ser produzido pelo método tradicional de fermentação na garrafa, não em grandes barris ou cubas.

A chave para escolher champanhe de alta qualidade não é apenas ler o rótulo – também vale a pena dar uma olhada no que está na garrafa. A bebida jovem será mais leve que a mais velha. Além disso, o tamanho das bolhas é importante, quanto menores forem, mais suave e cremosa será a bebida.

Tipos de champanhe

Embora sejam produzidos em uma região da França, champanhes individuais podem diferir de várias maneiras, por exemplo, doçura. Se a palavra ‘brute’ aparecer no rótulo, isso significa que a bebida contém menos de 15 g de açúcar por litro. Os termos “sec” e “demi-sec” significam doce e semi-doce, respectivamente). As bebidas mais doces contém 50 gramas ou mais de açúcar por litro – o equivalente a mais de 2 colheres de chá de açúcar por copo.

Se você quiser comprar champanhe de qualidade, como o champagne chandon,, deve levar em consideração que o custo/benefício é importante. O que podemos comprar por apenas alguns reais nada mais é do que vinho de frutas comum saturado de dióxido de carbono. Na realidade, porém, não tem nada a ver com champanhe de verdade, por isso que se acredita que champagne de verdade seja mais caro.


Ao comprar champanhe em uma loja, vale a pena prestar atenção se ele não está lá há muito tempo. Pode acontecer que, devido ao preço, não seja popular e esteja na prateleira por vários anos. O local onde é armazenado é importante, e se a prateleira em que o champanhe está, estiver exposta ao sol,  é melhor não comprá-lo.

É bom ir a uma loja especializada para comprar champanhe ao invés de escolher um supermercado, afinal, eles se preocupam mais com a qualidade.

Preste atenção na cor do produto

Bom champanhe derramado em um copo será claro com espuma branca como a neve , pode ter um tom de palha, limão, amarelo ou até esverdeado. Se a bebida estiver turva ou com cheiro de mofo após ser despejada nos copos, é sinal de que ela não está apta para o consumo, provavelmente as condições em que foi transportada e armazenada deixam muito a desejar e não devem ser consumidas.

Vale lembrar duas coisas básicas: resfriamento adequado e servir em copos altos. O champanhe deve ser refrigerado pelo menos uma hora antes de ser servido. Quando o servimos, é em copos dedicados ao champanhe, pois foram especialmente concebidos para libertar o aroma da bebida e manter as bolhas o maior tempo possível.

Posso fazer drinks com champanhe?

Esta bebida não deve ser misturada com nenhuma bebida, incluindo sucos e similares, é apenas um desperdício de bom champanhe. Funciona melhor sozinho, sem aditivos. Se você realmente deseja criar bebidas de champanhe, use vinho espumante bastante mais barato para esse fim.


Veta também: https://abracobr.ong.br/lugares-badalados-no-brasil-para-passar-o-final-de-semana/