Dicas para aprender a investir corretamente

Quer aprender como investir corretamente? Essa dúvida é comum principalmente entre pessoas que nunca tinham entendido a importância de ter algum valor guardado e, diante das crises, entendeu que é necessário poupar algum valor pensando no futuro.

A poupança segue sendo a principal escolha dos brasileiros, mas este número pode mudar à medida que investimentos mais lucrativos vão se tornando mais acessíveis.

Assim, quanto mais você souber sobre os tipos de investimentos existem, mais fácil será escolher a opção mais rentável.

Todo mundo pode investir

Ao contrário do que se imagina, qualquer pessoa pode investir mesmo que tenha poucos recursos.

Para se ter uma ideia, é possível iniciar o investimento em tesouro direto a partir de R$ 30. Para investir em criptomoedas, alguns bancos permitem entradas a partir de R$ 1.


A maior dificuldade será entender bem como os investimentos funcionam e qual deles oferece maiores rendimentos.

A maioria dos investidores iniciantes sempre comete um erro fundamental que é não estudar sobre as opções que o mercado brasileiro oferece.

Um dos exemplos mais comuns dessa situação é quando uma pessoa compra ações de crescimento extremamente rápido, criptomoedas, fundos imobiliários e não entende ao certo como pode ganhar dinheiro com isso.

Para entender melhor, faça pesquisas, pergunte aos amigos, use calculadoras online, leia livros, veja vídeos e converse com especialistas.

Assim, você poderá fazer a melhor escolha pensando no que espera de um investimento, sabendo quanto ele renderá, se há riscos e tudo mais que precisar saber.


Um exemplo são as criptomoedas. Famosas e lucrativas, elas estão atraindo muitos investidores.

Alguns já fizeram fortunas com o bitcoin e ethereum, outros apostam em moedas diferentes como shiba inu coin, entre outras que podem se mostrar tão lucrativas quanto as outras.

Se o investidor não entender que as moedas digitais são de alto risco e que elas podem se valorizar ou perder o valor, ele não conseguirá fazer boas escolhas.

É por isso que é interessante estudar bem antes de iniciar os seus investimentos e, na dúvida, optar por modelos com menor risco.

Organize suas finanças antes de começar a investir

Outra dica que podemos passar é sobre a gestão financeira. Se você está procurando um lugar para investir seu dinheiro, primeiro certifique-se de que você é capaz de gerenciar com sucesso suas finanças.


Mesmo que o investimento seja atraente e prometa um retorno alto, se você estiver com as finanças descontroladas, o valor investido poderá fazer falta caso você perca e não tenha o rendimento esperado.

Os investidores de sucesso costumam dividir sua carteira de investimentos, dessa forma se um produto estiver em baixa, há outros rendimentos disponíveis.

Dito isso, cogita investir em produtos de alto e baixo risco, garantindo assim que sempre terá um valor seguro e rendendo.

Se pensar em investir em criptomoedas, pense também em fundos imobiliários ou renda fixa. Prefere o mercado de ações? Tesouro direto também pode ser uma forma de ter sempre uma renda te aguardando sem o sobe e desce das bolsas.

Quanto mais apostas fizer, maiores chances de ter rendimentos interessantes.