Ferramenta de prospecção B2B: 4 opções para utilizar no seu processo de vendas e conquistar mais clientes
Que ferramenta de prospecção B2B você utiliza na sua empresa?
A prospecção é uma das etapas mais importantes no processo de vendas. A empresa que não consegue manter um fluxo razoável nessa fase do funil dificilmente conseguirá se manter ativa e rentável por muito tempo.
Quando a prospecção é bem conduzida, todo o restante da jornada de compra tende a seguir de maneira mais fluida até chegar na conversão do lead em cliente.
Tendo isso em vista, existem algumas ferramentas que podem ser incorporadas ao processo como forma de facilitar o trabalho da equipe que atua nesse primeiro contato com os prospects, identificando novas oportunidades de vendas.
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Ao longo deste artigo, você vai descobrir que ferramentas são essas e entender como elas podem ser verdadeiras aliadas do seu negócio:
- CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente;
- Blogs otimizados com SEO;
- Automação de Marketing;
Ferramenta de prospecção B2B: 4 opções para gerar mais oportunidades de negócio
As ferramentas de prospecção B2B contribuem para a otimização das tarefas que envolvem essa crucial etapa do processo de vendas.
E no caso de negociações business-to-business, que possuem um nível de complexidade mais elevado do que as vendas para o consumidor final, as ferramentas que você vai conferir agora são capazes de tornar o ciclo de vendas mais ágil e aumentar a produtividade da equipe.
Veja, a seguir, como prospectar clientes com ajuda dessas ferramentas.
1 – CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente
Quando o assunto é ferramenta de prospecção B2B, é impossível não citar o software de Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Considerado indispensável em todo o processo de vendas, o CRM é um instrumento de gestão valioso que possibilita coletar e armazenar diferentes dados e informações sobre seus prospects.
Dessa forma, passa-se a conhecer melhor o perfil de seus potenciais clientes, bem como suas dores, necessidades e expectativas, e concluir se o prospect pode mesmo se beneficiar da solução que a sua empresa tem a oferecer.
Além disso, todas as interações nessa primeira etapa da jornada de compra ficam registradas e podem ser consultadas futuramente para elaborar propostas com maiores chances de serem aceitas.
Com uma ferramenta de Customer Relationship Management, fica mais fácil coordenar os esforços da equipe de pré-vendas, mantendo todos devidamente alinhados.
Entenda melhor como funciona essa ferramenta de vendas assistindo a este vídeo:
2 – Blogs otimizados com SEO
O blog também é uma excelente ferramenta de prospecção B2B. Por meio de conteúdos educativos, é possível atrair potenciais clientes e ao mesmo tempo posicionar a sua empresa como referência em assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.
Quando um prospect enfrenta algum problema, ele pode recorrer à pesquisas na internet para entender melhor suas dores e buscar possíveis soluções para as mesmas.
Em uma dessas buscas, o link de algum artigo do seu blog apareceu nos resultados da pesquisa. E com uma boa estratégia de conteúdo, você consegue qualificar o seu prospect sugerindo outros artigos e materiais ricos do seu blog.
E para que seu blog apareça entre os primeiros resultados sempre que um prospect realizar buscas no Google sobre assuntos relacionados às suas soluções, é preciso fazer a otimização de seu site, como uso de técnicas de SEO – Search Engine Optimization.
Ou seja, você deve otimizar seus conteúdos para que fique mais fácil encontrá-los na web. Para isso, coloque palavras-chave que podem ser buscadas pelos seus potenciais clientes.
3 – Automação de Marketing
Um software de automação de marketing é capaz de otimizar bastante os esforços do seu time comercial na prospecção de novas oportunidades B2B.
No blog da sua empresa, você pode criar landing pages para capturar leads e, em troca de informações como telefone, e-mail e cargo que ocupa na empresa, você oferece conteúdos ricos, como e-books, infográficos etc.
A partir disso, você vai utilizar a sua ferramenta de automação de marketing para fazer disparos automáticos e personalizados de e-mails com conteúdos que possam interessar o seu prospect.
Além disso, com um bom sistema de automação de marketing é possível também otimizar os seus conteúdos para os sites de busca e acompanhar como o lead se comporta durante o período de free trial do seu produto, por exemplo.
O LinkedIn é a rede social corporativa mais conhecida. E com a ferramenta Sales Navigator ela consegue ir além do que um espaço online para fazer networking.
O Sales Navigator é uma funcionalidade paga desenvolvida pelo LinkedIn para empresas que querem prospectar novas oportunidades de negócio.
Basicamente, ele permite segmentar organizações e tomadores de decisão com potencial de se tornarem futuros clientes.
Para isso, o LinkedIn utiliza dados sobre as atividades dos usuários na rede social e faz o cruzamento inteligente dessas informações. Assim, ao utilizar o Sales Navigator, você consegue encontrar no LinkedIn prospects que se enquadram no perfil das personas da sua empresa.
E se você tiver um CRM integrado a essa ferramenta, é possível sincronizar sua lista de contatos e monitorar seus potenciais clientes.
Bom, agora que você já conhece os principais tipos de ferramenta de prospecção B2B, que tal implementá-las no seu processo de vendas?
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.
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