Futurecom aborda o lançamento do 5G em Brasília e seus benefícios para a economia

  • Diversos setores da economia terão impacto positivo com a nova rede 5G e sua integração ao ecossistema de diferentes verticais de negócios
  • Reunião temática debateu conteúdo que integrará a grade do maior encontro de tecnologia, transformação digital e telecomunicações da América Latina

São Paulo, julho de 2022 – Promovida em um dia importante para as telecomunicações, marcado pela estreia oficial do 5G  standalone em Brasília (DF), a segunda reunião temática do Futurecom 2022 trouxe abordagens e aprofundou temas em três verticais (Presente, Futuro e Ponte), com destaque para as implicações da tecnologia nos mais diversos setores da economia e a integração ao ecossistema de diferentes frentes de negócios. O encontro, que segue o conceito de praça de ideias e inspirações para o Futurecom 2022, reuniu os maiores players do setor e teve como ponto central os benefícios que podem ser agregados pela chegada da tecnologia de quinta geração ao Brasil. O evento retoma este ano o formato presencial e será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no SP Expo, em São Paulo.

A chegada do 5G ao Brasil proporciona menor latência às redes e possibilita a conexão de mais dispositivos, que poderão auxiliar a implementação de elementos que tragam eficiência aos processos na agricultura, indústria e logística. Até 20 vezes mais rápida que o 4G, a expectativa é que a tecnologia amplie a conectividade e permita o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com melhor cobertura e qualidade na conexão.

Além do 5G, outros temas pautados durante a reunião foram o uso da tecnologia como solução para o consumo de combustíveis e energia, produtividade, a utilização de redes de baixa potência para resolução de problemas, além de metaverso, satélites e open ran como oportunidade para a indústria brasileira. Para Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, fomentar essas oportunidades de negócios é essencial para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável. “Nosso propósito é trazer oportunidades, conteúdo e tendências que impulsionam o ecossistema de tecnologias, conectando pessoas, negócios e indústrias”, explica.

O Futurecom é a maior plataforma de conexão com o mercado durante todo o ano, e tem como principal objetivo proporcionar conteúdo relevante e qualificado, além de favorecer o networking. Centrada no tema “Hoje”, a reunião temática trouxe os debates de tecnologia e telecomunicação para dentro da realidade brasileira, além de construir a ponte de transição entre o presente e o amanhã para estimular discussões sobre o futuro e onde podemos chegar.

Realizado na sede da Intel, em São Paulo, o encontro contou com a participação de especialistas e executivos do mercado, que viram em primeira mão o mapa dos espaços do Futurecom deste ano. A disposição física contará com o Future Congress, totalmente remodelado, que além das trilhas, vai receber congressistas e painelistas em um único local. Há também o Espaço Provedores, o Cloud Xperience, o Startup Futuretech, a Ilha Connectivity & Beyond, com exposição de soluções para além da conectividade, incluindo experiências com 6G, a Arena 4Corp, para conteúdos dedicados ao mercado de TIC e o Lounge 4Corp, espaço destinado ao Programa de Relacionamento do Futurecom.


  “Eu gostei muito dessa divisão entre o presente e o futuro e essa ponte, porque é muito interessante falar de novas tecnologias como um sonho, mas falar de sonho todo mundo fala, agora como realizar é mais complexo. Na Intel, adotamos o exercício de futurologia, e tudo está andando junto com essa visão de como fazer esse futuro se tornar realidade. Foi uma discussão bastante clara e objetiva”, reforça Jayro Navarro Junior, diretor de Contas de Telco da Intel.

Futurecom 2022 trará um panorama da infraestrutura e da capilaridade no Brasil, levando em conta a demanda por expansão de conectividade mundial e a individualidade de cada negócio, em busca de uma conexão mais segura, ampla ou rápida. “Por conta de suas dimensões continentais, o Brasil é como um laboratório para outros países que buscam e trazem soluções tecnológicas. O Futurecom é uma oportunidade de conseguirmos integrar negócios e países em busca das melhores soluções”, explica Hermano.

Para Mirella Silva da Silva, coordenadora de Comunicação e Marketing do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, a reunião alinha bastante a expectativa dos players e dos parceiros em tudo que o mercado tem demandado de tecnologia. “É muito interessante ver esses temas sendo debatidos em um evento com todo o mercado e a comunidade de tecnologia. É importante participarmos como fontes e com o que o Inatel estuda em pesquisas em telecom, na área de IoT, redes móveis e cidades inteligentes, que é um assunto que estamos trabalhando bastante”, explica a executiva.

Além dos três temas centrais do evento este ano – Conectividade e Expansão, Jornadas de Transformação e Ecossistemas em Integração – durante as discussões também foram abordados outros assuntos como ESG, regulação do mercado, aplicações e investimentos em tecnologia e serviço de valor adicionado, que estarão presentes no Futurecom.

Sobre o Futurecom


O Futurecom é uma plataforma que impulsiona o ecossistema de tecnologia e telecomunicações, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e híbrido. O Futurecom conta hoje com uma base de dados qualificada, com mais de 141 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma de negócios, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdo exclusivo. Futurecom é o parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno de investimento, com mais foco e assertividade.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.