Isolamento termoacústico de casas com tijolo ecológico

O isolamento termoacústico é uma etapa de extrema importância na vida de qualquer brasileiro. No entanto, você sabia que é possível fazer isso utilizando o tijolo ecológico como uma base? Por ser um material barato e com grandes funcionalidades, ele acaba se mostrando uma opção excelente e extremamente viável.

Essa é uma das maiores provas de que não há a necessidade de gastar muito com materiais caros para ter um resultado efetivo. Sendo assim, confira os principais pontos do isolamento e como é possível utilizar um tijolo sustentável a seu favor em uma reforma ou construção.

O que é necessário levar em consideração antes de fazer o isolamento?

O isolamento termoacústico feito por meio do tijolo ecológico é extremamente benéfico para a família, seja em questão de bem-estar ou para o bolso. Por ter furos em sua composição, esse tipo de material permite que haja um bom isolamento dos ruídos bem como da temperatura em ambientes internos, seja no verão ou no inverno.

No entanto, antes mesmo de começar a pensar nisso, é importante levar alguns fatores em consideração para realizar o isolamento. Dentre os principais tópicos para discussão estão:

  • Iluminação utilizada no ambiente;
  • Ventilação disponível na região;
  • Clima;
  • Quantidade de calor e ruídos;
  • Climatização interna;
  • Número de pessoas que utilizam o mesmo ambiente com frequência.

Como esse tipo de isolamento pode contribuir para um imóvel?

O isolamento termoacústico proporcionado pelo tijolo ecológico pode ser muito benéfico para qualquer tipo de imóvel. Além de melhorar a circulação do ar, ainda é possível ter noites de sono tranquilas graças à ausência de sons externos, como buzinas de carro ou, até mesmo, conversas de vizinhos durante a madrugada.


Durante o verão, principalmente, conseguir ter cômodos arejados é uma estratégia extremamente eficaz. Outro bom ponto é que, no período do inverno, os cômodos estejam aquecidos para evitar a contração de resfriados ou qualquer outra doença relacionada às baixas temperaturas da região.

Isolamento acústico interno e externo

Fazendo um isolamento com o tijolo ecológico, tanto os ruídos internos quanto os externos podem ser facilmente rompidos. O proprietário, no entanto, precisa medir o seu conforto e todas as necessidades específicas que envolverão esse tipo de procedimento, decidindo o quão complexo será o isolamento de ruídos.

Não apenas a parte externa da moradia deve ser levada em consideração. Os ruídos gerados na parte interna da casa também devem entrar na lista. Quando alguém utiliza a cozinha, geralmente é comum notar sons de eletrodomésticos que, muitas vezes, podem acabar incomodando.

Por que fazer um isolamento termoacústico?

Existem muitos motivos para utilizar o tijolo ecológico como um isolador termoacústico. No entanto, poucas pessoas ainda sabem que esse tipo de material sustentável é extremamente seguro e possui um valor de compra bem abaixo da maioria dos tijolos do mercado.

Confira, logo em seguida, quais são os principais benefícios que a sua casa pode obter após adotar o tijolo sustentável como opção de isolamento termoacústico.


Bem-estar

Uma das coisas mais importantes dentro de uma casa é que toda a família consiga conviver bem, principalmente em relação aos sons internos e externos. Um bom isolamento é capaz de trazer comodidade para qualquer área da construção, gerando um dia a dia livre de estresse e, também, de possíveis problemas com o calor ou frio extremos.

É importante que uma casa tenha uma ambientação sonora adequada para causar uma sensação de paz. Isso pode valer tanto para os barulhos externos, provenientes de buzinas ou do motor de carros e motos, quanto dos barulhos internos, comumente originados de panelas, estúdios, rádios ou instrumentos musicais.

Casa mais arejada

Fazer um isolamento termoacústico com tijolo ecológico vai garantir um dia a dia muito mais ventilado. Para quem mora em regiões do Brasil onde faz muito calor, como o Nordeste ou algumas áreas do Sudeste, é necessário que a passagem de vento seja bem calculada para evitar desconfortos.

Além disso, o proprietário precisa estar atento a outros tipos de características do imóvel como, por exemplo, sua posição em relação ao sol. A utilização de outros materiais ecológicos, como as tintas sustentáveis e o telhado verde também ajudarão a melhorar a sensação térmica no interior do imóvel.

Economia

Quem não deseja ter uma economia expressiva nas contas de luz todos os meses? Ao fazer um bom isolamento termoacústico, você poderá ajustar os seus gastos de maneira simples e sorrateira, visto que a utilização do ar-condicionado e do ventilador serão cada vez menores em um ambiente arejado e com boa luminosidade.Usando o isolamento por meio do tijolo ecológico em combinação com outros elementos, como a aplicação de painéis solares, é possível economizar ainda mais. A durabilidade desses materiais é bem superior aos outros produtos do mercado, garantindo uma baixa necessidade de reforma e, consequentemente, a redução de gastos com novos ajustes.