O que carregar peso em excesso pode causar na coluna?

Na maioria das vezes, a dor nas costas tem sua origem na repetição de más posturas e movimentos terríveis para as vértebras. Diante disso, muitas pessoas se perguntam o que carregar peso em excesso pode causar na coluna.

Assim, ao longo desse artigo, saiba mais sobre o que carregar peso em excesso pode causar na coluna.

O que carregar peso em excesso pode causar na coluna?

Fazer muito exercício e praticar esportes é bom para a nossa saúde geral. Também adiciona prazer e uma sensação de bem-estar.

Quase qualquer esporte exercerá pelo menos alguma tensão na coluna vertebral. É por isso que é importante manter os músculos e ligamentos que suportam a coluna flexível. Uma coluna saudável pode ajudar a prevenir muitas lesões esportivas.

Levar esses músculos ao ponto em que eles suportam bem a coluna vertebral é chamado de fortalecimento dos músculos do tronco. 


Ciclismo

Embora andar de bicicleta fortaleça os músculos das pernas, ela não faz muito pelos músculos ao redor da coluna vertebral. Dobrar a coluna lombar para frente enquanto arqueia a parte superior das costas por longos períodos pode desgastar a coluna

Andar de mountain bike em superfícies irregulares pode causar tremores repentinos e compressões (apertos) na coluna vertebral.

Algumas dicas para ajudar o ciclismo a não afetar tanto suas costas incluem:

  • Evite andar de mountain bike.
  • Lembre-se não apenas de empurrar os pedais para baixo, mas também para cima.
  • Use luvas de ciclismo e uma capa no guidão para reduzir o tremor na parte superior do corpo.
  • Coloque amortecedores na roda dianteira.
  • Uma bicicleta mais reta pode ter menos pressão na região lombar e no pescoço.
  • Bicicletas inclinadas colocam menos pressão no pescoço e nas costas.

Os músculos que levantam a perna em direção ao abdômen são chamados de flexores. Eles são muito usados quando você anda de bicicleta. 

Manter esses músculos esticados é importante porque ajudará a manter o equilíbrio adequado nos músculos ao redor da coluna vertebral e dos quadris.


Levantamento de peso

O levantamento de peso pode colocar muito estresse na coluna vertebral. Isso se aplica especialmente a pessoas que são velhas, porque os discos da coluna vertebral podem secar e se tornar mais finos e frágeis com a idade. Os discos são os “absorventes de choque” entre os ossos (vértebras) da coluna vertebral. Aí que entra a importância de entender sobre acupuntura para que serve.

Juntamente com lesões nos músculos e ligamentos, os levantadores de peso também correm o risco de um tipo de fratura por sobrecarga nas costas chamada espondilólise.

Para evitar lesões ao levantar pesos:

  • Faça algum exercício aeróbico e se alongue bem antes de levantar pesos para aquecer seus músculos.
  • Use máquinas de treinamento em vez de pesos livres. Essas máquinas colocam menos tensão na sua coluna. As máquinas de treinamento também são mais fáceis de aprender a usar em comparação com os pesos livres.
  • Faça mais repetições em vez de adicionar mais peso quando estiver tentando desenvolver força.
  • Levante apenas o que você pode levantar sem estar em perigo. Não adicione muito peso.
  • Aprenda as técnicas de elevação certas com alguém bem treinado. A técnica é importante.
  • Evite certos exercícios de levantamento de peso que são mais estressantes na sua coluna vertebral. Alguns deles são agachamento e flexão.

Golfe

O golfe requer uma rotação vigorosa da coluna vertebral e isso coloca estresse nos músculos, ligamentos, articulações e discos da coluna vertebral.

Sugestões para remover a tensão das costas incluem:


Pergunte a um especialista em um Instituto Ortopédico  sobre a melhor postura e técnica para o seu tiro.

  • Aqueça e estique os músculos das costas e da parte superior das pernas antes de começar.
  • Incline-se de joelhos quando bater na bola de golfe.
  • Quando estiver no campo, use um carrinho para carregar sua bolsa de golfe. 

Atletismo

Os discos e pequenas articulações na parte de trás são chamados de juntas. O atletismo causa agitação e compressão repetitivas nessas áreas da coluna lombar.

Dicas para ajudar a reduzir a tensão na coluna vertebral são:

  • Evite correr em superfícies irregulares de concreto. Em vez disso, corra em uma pista acolchoada ou em superfícies macias de grama uniforme.
  • Use sapatos de alta qualidade com bom amortecimento. Substitua-os quando eles se desgastarem.
  • Pergunte ao fisioterapeuta sobre a melhor maneira de correr e se mover. A maioria dos especialistas sugere um movimento para frente, indo para a frente com o peito e mantendo a cabeça equilibrada sobre ele.
  • Antes de tentar uma corrida mais longa, aqueça e estique os músculos das pernas e da região lombar. Aprenda exercícios que fortalecem os músculos do tronco profundamente no abdômen e na pelve, que apoiam a coluna vertebral.

Tênis

Os movimentos que colocam tensão na coluna vertebral ao jogar tênis incluem os movimentos de estender muito (arquear) as costas ao rebater, bem como torção vigorosa da coluna vertebral ao executar um golpe.

Um treinador de tênis ou fisioterapeuta para coluna lombar pode mostrar diferentes técnicas que podem ajudar a reduzir a tensão nas costas. Por exemplo:


  • Dobre os joelhos.
  • Mantenha os músculos abdominais tensos e pode reduzir a tensão na coluna vertebral. 
  • Antes de jogar, sempre aqueça e estique os músculos das pernas e da região lombar. Aprenda exercícios que fortalecem os músculos do tronco profundamente no abdômen e na pelve, que apoiam a coluna vertebral.

Natação

Embora a natação possa fortalecer os músculos e ligamentos da coluna vertebral e pernas, ela também pode esticar a coluna vertebral:

  • Mantenha sua região lombar estendida (arqueada), como no estilo livre ou no peito.
  • Vire o pescoço para trás toda vez que respirar.

Nadar de lado ou de costas pode impedir esses movimentos. Usar um tubo de respiração (snorkel) e uma máscara pode ajudar a diminuir a rotação do pescoço quando você respira.

A técnica apropriada ao nadar também é importante. Isso inclui manter o nível do corpo na água, apertar um pouco os músculos abdominais e manter a cabeça na superfície da água e não a manter em uma posição elevada.