O que é Signing & Closing e qual a sua importância em operações de M&A?

A assinatura do contrato não significa necessariamente o fim do processo de aquisição de uma empresa. E é exatamente esse tempo entre a assinatura e o fechamento da operação que acontece a etapa de Signing & Closing.

Ao entender melhor sobre o que é signing & closing, perceberá que há diversas condições que precisam ser cumpridas para que a operação seja realmente finalizada e o comprador assuma a sua nova posição. 

E por que é tão importante aprender sobre esse assunto? Bem, podemos dizer que ele faz parte da negociação de compra e venda de negócios e, caso não ocorra conforme o esperado, pode até gerar cancelamento do contrato e a transação ir por água abaixo.

Como sabemos que ninguém quer enfrentar essa situação, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre signing and closing, seus respectivos prazos e condições para que sejam realizados com sucesso. Boa leitura!

O que é Signing & Closing?

O termo signing, em inglês, significa o momento da assinatura do contrato de aquisição de uma empresa, que estipula cláusulas com condições e acordos de negociação. Já o closing representa a conclusão da transação, quando, efetivamente, o comprador assume sua nova posição: o comando do negócio.


O que é Signing?

Traduzindo para o português, signing significa assinando. Ele representa o momento em que a negociação é dada como encerrada e todas as cláusulas do contrato são aceitas pelas partes envolvidas, que finalizam esse momento com suas assinaturas.

Esse contrato pode ser de diversos tipos de aquisições, como de propriedade industrial, ativos empresariais, arrendamento, acordo entre acionistas, compra e venda de ações etc.

Ou seja, a conclusão do negócio não é realizada na assinatura do contrato, esse é apenas o primeiro passo que demonstra interesse em finalizar a operação e seguir rumo ao fechamento. É uma firmação de compromisso em assumir as condições de transição para que tudo ocorra da forma combinada.

O que é Closing?

O closing, como já adiantamos, é o momento que se passa entre a assinatura do contrato e a efetiva entrega da empresa. Ou seja, ela representa o cumprimento das condições estipuladas para realmente o negócio ser concluído por vias de fato.

O closing pode acontecer durante ou depois ao signing. Mas, geralmente, em operações mais complexas, ele ocorre depois. Se a transação for entre companhias menores ou com nenhuma condição a ser executada, o Signing & Closing são feitos simultaneamente.


O lado que está vendendo tem interesse em colocar menos condições possíveis, só que o investidor ou a empresa compradora costumam inserir condições a mais. Isso porque o closing ajuda a tornar a operação mais transparente e segura, proibindo o dono da companhia à venda a conduzir de forma inadequada o negócio.

Quais são as diferenças entre Signing e Closing?

A maior diferença entre Signing e Closing é o momento em que as duas situações ocorrem. Uma se inicia na assinatura do contrato (após o tempo de negociação) e a outra, na hora do cumprimento de todas as condições para efetivar a venda.

Ou seja, durante o signing, em transação com maior complexidade, o comprador ainda não é o proprietário legal da empresa. Só no closing que isso acontece.

A data do closing é determinada no signing e, durante esse tempo, é obrigatório que as partes cumpram as chamadas condições de fechamento ou precedentes. Alguns exemplos são aprovações de órgãos oficiais, processamento técnico, requisitos contábeis, resgate de ações, entre outros. Falaremos delas no tópico a seguir.

Como fazer um Signing & Closing adequado?

Percebeu como há detalhes imprescindíveis no momento do Signing & Closing? Por isso é tão importante contar com profissionais experientes e qualificados que orientem a parte compradora e vendedora sobre a taxa ideal de Break-up Fee e as condições precedentes para cada tipo de transação.


Uma consultoria de M&A, por exemplo, acompanha todo o processo de venda e compra de empresas, desde a preparação do negócio para a venda até o cumprimento das condições precedentes. E o melhor: de modo imparcial e profissional, seguindo os requisitos exigidos pelo mercado.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.