Organize suas finanças neste início de ano

Especialista dá dicas de como planejar os gastos para não ficar no vermelho

Aproximadamente 12 milhões de famílias brasileiras estão atualmente endividadas, de acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado em novembro do ano passado.

Segundo a pesquisa, esse é o maior nível de endividamento já registrado pela entidade, que analisa os dados há 11 anos, e mostrou que 74,6% dos grupos familiares no país possuíam dívidas a vencer nos próximos meses – seja por cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja e/ou crédito consignado.

A administração financeira não é uma tarefa muito fácil, ainda mais no início do ano, quando há gastos tradicionais como IPTU, IPVA, material escolar, entre outros. Além dessas despesas extras, também é preciso levar em conta os gastos fixos mensais.

“O planejamento do orçamento mensal é muito importante na vida familiar. Janeiro é considerado um excelente mês para organizar as finanças por se tratar do começo do ano”, explica o coordenador do curso de Administração do Unilasalle – RJ, professor Henry Kupty.


O especialista do Unilasalle complementa que entender quais são as despesas familiares é o primeiro passo para compreender o seu orçamento mensal. “Apesar de ser um conselho financeiro bem óbvio, muitas pessoas não sabem quanto gastam por mês. É preciso saber o que entra e sai, justamente para organizar os imprevistos”.

Ao mapear esses gastos é preciso verificar a renda mensal, incluindo o salário líquido e outras eventuais receitas. Henry Kupty ressalta que é possível ter noção desses fatores por meio de controles relativamente simples, como por exemplo, em uma planilha eletrônica, ou até mesmo em um caderno.

“Uma boa dica é sempre estabelecer objetivos e metas para que seja possível administrar melhor o dinheiro e reconhecer onde é possível economizar”.

O docente do Unilasalle conclui que esse momento é único para não começar 2022 com novas dívidas, acima de seu orçamento mensal.

“Essa é a época da organização financeira e de planejamento para todo o ano. Com o atual cenário econômico, é importante as famílias serem organizadas e criativas, buscando o tão desejado equilíbrio financeiro”, finaliza.


Unilasalle-RJ

@unilasallerj

Rua Gastão Gonçalves, 79, Niterói, RJ