Pontos importantes de analisar na hora de comprar um carro usado

Em busca de um carro usado? Veja o que observar antes de fazer a compra.

Comprar um carro usado à venda pode ser bastante útil na questão da economia. O valor é abaixo dos 0 Km, porém, é indispensável ter alguns cuidados, para evitar ciladas e fazer um bom negócio.

Até porque, um automóvel barato, mas cheio de problemas, que precisa ir para assistência toda hora, acaba fazendo cair por terra a ideia de economizar. Então, pense na compra como um investimento e, antes de fazer a compra, considere alguns pontos importantes, como:

Fazer uma boa pesquisa

A pesquisa é a grande aliada de quem pretende comprar um carro usado. Busque por veículos em diferentes meios, desde na internet até nos classificados de jornais e indicações de amigos.

Separe o que mais chamou sua atenção e deixe reservado para uma nova filtragem.


Não ter pressa

A pressa é a grande inimiga de quem vai comprar qualquer coisa, mas quando falamos de veículos usados, a situação pode ser ainda pior.

Isso porque o vendedor consegue identificar quando você está ansioso e pode querer “empurrar” um carro que não está em boas condições, além de cobrar um valor bem mais elevado.

Avaliar a marca

Algumas marcas de carro são conhecidas por darem bastante problema. São os famosos veículos que ninguém quer e que só trazer dor de cabeça.

Antes de fazer a compra de um usado é indicado pesquisar quais marcas são as queridinhas do mercado e quais não são tão recomendadas.

Para isso, é válido usar sites como o Reclame Aqui e pesquisar nas redes sociais o que as pessoas estão falando sobre aquela marca.


Histórico de manutenção

Um veículo que passou mais dias em manutenção do que em uso certamente é sinônimo de problema. Pergunte ao proprietário e não tenha medo de verificar o histórico, porque e quando foi para a manutenção.

Com essa dica você também consegue descobrir coisas simples como: se o carro já foi batido, passou por alterações ou teve a lataria riscada.

Desgaste da pintura

O desgaste da pintura envolve vários fatores, mas mostra de o automóvel foi bem cuidado pelo seu proprietário anterior.

Se a pintura tiver riscos e falhas, você provavelmente vai ter que mexer nisso. E, em alguns casos, o carro que pareceu superbarato pode acabar pesando bem mais no seu bolso.

Ruídos do veículo

Carro com qualquer barulho suspeito e estranho indica algum problema. Assim, é totalmente indicado que você preste atenção aos ruídos.


E como fazer isso? Simples, assim como os 0 km permitem um test-drive, peça ao vendedor para fazer um teste, dirija o carro por alguns minutos e veja o que acha. Não agradou os ruídos? Parta para a próxima oferta.

Testar antes de comprar

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior. Como dito acima, você tem direito de testar o carro, para ver o que acha e se gosta de dirigi-lo, mesmo quando se trata de um usado.

Não tenha medo de fazer o test-drive e se permita alguns minutos dirigindo sua futura aquisição.

Conferir a situação legal do veículo

Uma sugestão importante para evitar comprar veículos roubados ou com dívidas. É indicado checar o número do chassi, dos vidros e da placa.

Todas as informações precisam bater com o documento apresentado pelo vendedor.


Quem opta por comprar com revendedoras tem uma preocupação a menos, pois esta etapa é feita logo que o carro usado entra para as opções de venda. Junto ao Detran cheque a possibilidade de multas não pagas.

Optar pelos veículos mais desejados

Entenda quais são os tipos de veículos mais desejados pelos brasileiros, pois são mais fáceis de encontrar e revender. Prata e preto são as cores preferidas e os modelos fabricados no país são mais fáceis de encontrar peças.

Com isso, fica mais fácil lidar com o modelo, seja para mantê-lo ou para passar adiante futuramente.

Conhecer o vendedor

O ideal seria comprar de um amigo ou conhecido, pois as chances de você ser enganado são bem menores.

No entanto, esta opção nem sempre está disponível. Assim, é indicado conhecer melhor o vendedor, pesquise mais informações sobre ele, se já esteve envolvido em algum tipo de golpe ou algo parecido.

Uma alternativa é fazer a compra direto com a revendedora.

Conservação de bancos e forros

A conservação dos bancos e forros também deve ser verificada na hora de adquirir um usado.

Veja se não há desgastes, rasgos ou manchas, coisas que claramente precisarão ser trocadas depois.

Se o antigo dono era fumante, há também o risco de o cheiro do tabaco permanecer no forro e nos bancos.

Verifique a quilometragem

Uma das dicas mais importantes: analisar a quilometragem do veículo que pretende comprar. Quanto mais baixa estiver melhor, pois o seminovo vai render menos manutenção ao novo proprietário.

Ainda assim, vale tomar cuidado com modelos antigos que apresenta quilometragem baixa, o veículo pode ter sido adulterado para disfarçar o tempo de uso.

Conte com a ajuda de um mecânico

Quem melhor entende de carros do que o mecânico? Se puder, leve um mecânico para te acompanhar na visita e deixe que ele faça a vistoria e tire todas as suas dúvidas.

 Ele irá ajudar a identificar problemas que apenas olhando você não conseguiria, como vazamento de óleo, trocas de marcha, firmeza de direção.

Olhar o carro durante o dia

O melhor horário para ir verificar um carro usado é durante o dia. Isso porque, a noite é mais fácil disfarçar pequenas imperfeições, como riscos, mesmo com a iluminação artificial.

Opte por fazer a primeira visita pela manhã e, se não puder e gosta do que viu a noite, retorne outro dia e observe o carro na manhã ou tarde.

Como vai fazer o pagamento

Uma última dica, mas não menos importante é decidir como pretende fazer o pagamento do carro usado. Considere pagar à vista, para negociar um desconto maior, ou os consórcios.

O financiamento pode não ser tão vantajoso no caso dos usados, resultado num valor final equivalente a um 0 km.

Essas são as dicas mais práticas para fazer a compra de um carro usado com segurança. Se você está decidido a apostar nos seminovos, siga as sugestões e acerte na escolha.