Porque meu cachorro está com olhos vermelhos? Saiba o que é este problema e tratamento

O olho ou os olhos do seu animal de estimação aparecem na cor vermelha devido ao aumento da inflamação. Essa inflamação pode ser nas próprias pálpebras levando ao aparecimento de vermelhidão ou mesmo devido ao aumento dos vasos sanguíneos no branco dos olhos conhecido como esclera. Os vasos sanguíneos podem aumentar ou ingurgitar com sangue devido a algo que ocorre nas porções externas do olho ou algo internamente no olho.

Segundo a médica veterinária Kethye Priscila Ortencio (CRMV 25832), “olhos vermelhos em cães são um sintoma muito comum e que merece um olhar de um especialista. Eles podem ser resultado de uma alergia ou lesão. Em boa parte dos casos o sintoma passa mas se ele persistir pode evoluir para algo mais grave como uma úlcera ou glaucoma. Nestes casos o tratamento é mais custoso e dolorido. Um diagnóstico rápido é a principal forma de evitar problemas graves.” Esse é o alerta da veterinária com especialização em oftalmologia veterinária. Ela relata que atende diversos casos de oftalmologia na clínica veterinária Uau Uau Que Mia, localizada em Santo André, São Paulo.

Causas

Existem muitas causas diferentes de olhos vermelhos em cães e podem ser tão simples quanto alergias ou mais graves, como glaucoma ou aumento da pressão no olho. Outras causas potenciais podem ser uma infecção dentro do olho, uma úlcera na parte externa do olho que pode ser devido a um evento traumático, baixa produção de lágrimas ou uma infecção dentro ou fora do olho. Existem casos de doença em outras partes do corpo que podem levar à inflamação do olho.

Por que os olhos dos cães ficam vermelhos:

  • Trauma ocular 
  • Alergias 
  • Olho Rosa 
  • Glaucoma 
  • Síndrome do olho seco 
  • Uveíte 
  • Úlceras da córnea

Diagnóstico

Vários testes que podem ser realizados pelo seu veterinário para tentar diagnosticar o problema com o olho. O primeiro passo envolve olhar para os olhos com um oftalmoscópio especializado tanto na luz quanto no escuro para observar a parte de trás do olho nos nervos e vasos. O veterinário verificará as respostas das pupilas, bem como a resposta das pálpebras à luz. 


Isso garantirá que os nervos do olho estejam funcionando corretamente. O próximo passo com isso é observar as porções internas do olho em busca de evidências de infecção/células nas câmaras oculares, bem como observar a lente.

Testes mais especializados podem envolver a produção de lágrimas dos olhos para garantir que haja lubrificação suficiente dos olhos. Outro teste comum é chamado teste de corante Fluorscein. Ele tornará a parte externa do olho chamada córnea de uma cor verde para procurar sinais de trauma ou úlcera no olho. 

Além disso, o veterinário pode verificar a pressão dos olhos para garantir que não haja sinais de glaucoma. Às vezes, os animais de estimação precisam ser encaminhados a um oftalmologista veterinário se houver preocupações com glaucoma ou outros problemas nos olhos.

Tratamento

O tratamento para vermelhidão do olho pode variar de colírios especiais e anti-histamínicos orais que ajudam na inflamação se for alergia relacionada a colírios antibiótico mesmo se houver um corte no olho. Para garantir que não haja um problema sério envolvido, veja se seu animal de estimação está com os olhos vermelhos.

Dicas para manter os olhos do seu cão saudáveis

A saúde dos olhos do seu cão é uma parte importante do seu bem-estar geral. É importante manter os olhos do seu cão limpos e livres de qualquer coisa que possa causar inflamação, infecção ou lesão. Para manter a saúde ocular do seu cão:


  • Mantenha o pelo mais comprido limpo e aparado ao redor dos olhos. 
  • Limpe imediatamente qualquer crosta ou sujeira dos olhos do seu cão usando um pano úmido ou lenço de papel. Limpe do canto interno do olho para fora e tente não tocar no próprio globo ocular. 
  • Se o seu cão está esfregando ou coçando os olhos, isso é um sinal claro de que ele está incomodando. Fique de olho no seu cão (sem trocadilhos), para que você possa ajudar a perceber qualquer problema o mais rápido possível.
  • Evite deixar seu cão pendurar a cabeça para fora da janela do carro. Claro, é adorável, mas também é a principal causa de lesões oculares em cães.
  • Mantenha o cronograma de check-up do seu cão, para que um veterinário possa examinar seus olhos regularmente. Cães mais jovens devem consultar o veterinário uma vez por ano, enquanto um animal de estimação mais velho deve ser examinado duas vezes por ano.