Segurança da informação: Você sabe o que é?

A segurança da informação está preocupada em proteger as informações contra acesso não autorizado. 

Faz parte do gerenciamento de risco da informação e envolve a prevenção ou redução da probabilidade de acesso não autorizado, uso, divulgação, interrupção, exclusão, corrupção, modificação, inspeção ou registro. Vamos analisar informações sobre o assunto.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é definida como “a proteção da informação e dos sistemas de informação contra acesso não autorizado, uso, divulgação, interrupção, modificação para fornecer confidencialidade, integridade e disponibilidade.”

Se ocorrer um incidente de segurança, os profissionais de segurança da informação estarão envolvidos na redução do impacto negativo do incidente. As informações podem ser eletrônicas ou físicas, tangíveis ou intangíveis.

Como manter meus dados seguros?

A segurança da informação ajuda a manter seus dados seguros, por meio de um processo estruturado de gerenciamento de riscos que:


  • Identifica informações, ativos relacionados, ameaças, vulnerabilidade e impacto do acesso não autorizado
  • Avalia riscos
  • Toma decisões sobre como abordar e tratar os riscos, ou seja, evitar, mitigar, compartilhar ou aceitar
  • Quando mitigado, seleciona, projeta e implementa controles de segurança
  • Monitora as atividades e faz ajustes para resolver quaisquer novos problemas, mudanças ou melhorias

Quais são os 3 pilares da segurança da informação?

Confidencialidade, integridade e disponibilidade, também conhecidos como tríade da CIA, estão no centro da segurança da informação. 

Dito isso, há um debate sobre se a tríade da CIA aborda suficientemente os requisitos de tecnologia e negócios em rápida mudança, bem como a relação entre segurança e privacidade. 

O que é Confidencialidade?

Confidencialidade significa não disponibilizar ou divulgar informações a indivíduos, entidades ou processos não autorizados. Embora semelhante à privacidade, as palavras não devem ser usadas de forma intercambiável.

A confidencialidade é um componente da privacidade que implementa medidas de segurança para proteção contra públicos não autorizados. A privacidade do usuário tornou-se uma parte crescente da confidencialidade devido a LGPD e outros requisitos regulatórios.

O que é Integridade?

Integridade de dados está preocupada com a manutenção, garantia, precisão e plenitude dos dados ao longo de todo o seu ciclo de vida. 


Isso significa implementar controles de segurança que garantam que os dados não possam ser modificados ou excluídos por uma pessoa não autorizada, ou de maneira não detectada.

O que é Disponibilidade?

Para que qualquer sistema de informação seja útil, ele deve estar disponível quando necessário. 

Isso significa que os sistemas de computador que armazenam e processam informações, os controles de segurança que as protegem e os canais de comunicação que as acessam devem funcionar com total disponibilidade.

Normas (ISO)

As normas ISO para segurança da informação incluem a certificação ISO 27001, que mostra a todos que o gerenciamento da segurança da informação é realizado com toda a regularidade e certificação.

Com a certificação da ISO 27001 implementada na sua empresa você obtém uma segurança muito maior em relação aos seus concorrentes que não possuem, além de estar sempre à frente quanto aos riscos que podem ser grandes ameaças para sua organização.


A segurança da informação é projetada para salvaguardar a confidencialidade, integridade e disponibilidade do sistema de computador e dados físicos de acesso não autorizado, seja com intenção maliciosa ou não.

Leia também: Trend Micro alerta sobre os perigos do Metaverso