Self storage: o que são os espaços de armazenamento e o que saber antes de contratar?

Resolver o problema de falta de espaço em seu imóvel, escritório ou empresa exige um planejamento cuidadoso. Existem algumas soluções no mercado que podem simplificar todo esse processo, como os espaços de armazenamento.

O self storage é uma opção interessante. Apartamentos, por exemplo, estão cada vez menores e, por isso, o uso de um box pode ser essencial para quem precisa guardar móveis, objetos e outros utensílios para liberar o espaço da sua residência.

Empresas também estão utilizando essa solução, já que muitos produtos, equipamentos, documentos, entre outros itens ocupam muito espaço e o uso dos serviços de self storage visam solucionar qualquer problema de armazenamento. 

Veja, a seguir, uma série de informações relevantes sobre os espaços de armazenamento que vêm crescendo e ganhando destaque nos dias de hoje. Boa leitura.

O que é self storage?

Trata-se de um serviço que iniciou nos Estados Unidos na década de 1960. O auto armazenamento (tradução livre) foi criado para solucionar as dores de pessoas e empresas que contam com pouco espaço físico para armazenar móveis e objetos em geral.


A principal função dessa solução é viabilizar a disponibilidade de boxes, que são espaços divididos em quartos fabricados ou containers com o objetivo de guardar seus pertences.

Esses ambientes variam de tamanhos, por exemplo, iniciando com 1m² e podendo chegar a 50m².

O self storage foi criado para possibilitar que quase todos tipos de materiais pudessem ser estocados e organizados em um recinto seguro e eficaz para os contratantes deste serviço.

Inicialmente, eles eram usados por empresas para armazenar excedentes como móveis, mercadorias etc. No entanto, com o passar dos anos, se tornou comum pessoas físicas contratarem os espaços de armazenamento para guardar seus pertences.

Como funcionam os espaços de armazenamento?

Imagine que você tenha uma extensão da sua casa para guardar todos seus objetos importantes. É para isso que os espaços de armazenamento servem, uma vez que é possível alocar tudo que não cabe em sua residência, escritório ou empresa nesses ambientes.


Em primeiro lugar, o self storage possibilita o aluguel de um box, pelo tempo que for necessário e do tamanho que precisar, tudo de forma segura, prática e ágil.

Após isso, é preciso organizar e guardar seus pertences no box. Você terá a posse da chave, o que quer dizer que somente quem estiver com ela terá acesso aos bens.

O que você deve saber antes de contratar um serviço de self-storage?

Antes mesmo de contratar espaços de armazenamento, é fundamental que você pesquise sobre o assunto.

Quanto mais informações houver sobre o serviço, menores são as possibilidades de que ocorra algum problema. Sendo assim, veja agora alguns cuidados que devem ser tomados antes de alugar um ambiente para guardar seus pertences.

Horários

Como se trata também de uma empresa, os espaços de armazenamento podem ter estabelecidos um horário de funcionamento.


Assim, antes mesmo de fechar um acordo, confira que há esse tipo de restrição. No caso dos estabelecimentos que estipulam um horário, saiba se ele está de acordo com a sua rotina.

Segurança

Jamais se deve abrir mão da segurança quando se trata de bens, não é mesmo? Sendo assim, busque por empresas que incluam no valor um seguro contra danos, roubos e outros incidentes relacionados.

Localização

É muito ruim alugar um espaço que fique muito distante da sua localização, já que você perderia muito tempo com deslocamento sempre que precisasse ir ao self storage.

Então, pesquise antecipadamente o endereço do local de armazenamento e saiba como são as condições de acesso ao ambiente.

Regras

É fundamental saber previamente tudo aquilo que pode ser armazenado no self storage. Normalmente, a lista de itens abrange muita coisa, porém há aqueles que não podem ser guardados.


Nesse caso, existem impedimentos de objetos inflamáveis, corrosivos ou ilegais, seres vivos ou mortos e perecíveis, por exemplo. Dessa maneira, você deve tirar todas suas dúvidas com a empresa antes de contratá-la para que não ocorra nenhum problema por falta de informação.

Quais são os sinais de que você precisa de um self storage?

Com o tempo, você vai notar alguns sinais que apontam a necessidade de utilizar os espaços de armazenamento. Veja, a seguir, quais são.

Papéis para todos os lados

Ter documentos, arquivos, certificados, entre outros itens espalhados pelo seu escritório, talvez seja um indício de que você está precisando contratar os serviços de self storage.

Afinal, nenhuma empresa quer correr o risco de perder ou danificar algum documento que seja importante aos negócios.

Isso também vale tanto para a sua casa quanto para a empresa, uma vez que manter a boa organização é muito importante em ambos lugares.

Desse modo, com os serviços de um guarda volumes, você terá maior facilidade em armazenar seus itens em um ambiente seguro.

Além disso, o self storage é um local limpo que evitará que todos seus papéis possam estragar ou mofar. Sem falar que você terá mais espaço em sua casa ou empresa para utilizá-lo para o que precisar.

Processo de mudança ou reforma

Toda pessoa que já passou por um processo de reforma ou de mudança sabe exatamente como a sua casa pode ficar bagunçada.

Além do mais, seus móveis e outros objetos podem ser danificados. Por isso a opção do self storage se torna válida, já que é possível armazenar todos os itens e evitar que nenhum dano aconteça a seus pertences.

E não precisa se preocupar: você tem acesso livre aos espaços de armazenamento sempre que for necessário. Por exemplo, se for preciso resgatar algum objeto, basta apenas ir ao ambiente e pegar seu item com toda a praticidade que o self storage oferece.

Ambiente desorganizado

Para quem está com a sua casa, empresa ou escritório totalmente desorganizado, os espaços de armazenamento são essenciais.

O self storage permite que você organize tudo de forma simples e eficiente. É comum o acúmulo de objetos pelas pessoas e, para não viver em um ambiente totalmente desorganizado, você pode colocar todos os pertences excedentes em um box.

Sendo assim, para quem tem a sensação de mesmo após a limpeza do ambiente tudo parecer ainda desorganizado, esse é um sinal de que você deve procurar um guarda volume para tirar todo o acúmulo da sua casa ou empreendimento.

Enfim, os espaços de armazenamento são excelentes opções para as pessoas e empresas. Então, lembre-se de contar com esse tipo de serviço sempre que precisar!