Viagem de bicicleta 7 destinos para você conhecer pedalando!

Passear de bicicleta por cidades turísticas é uma atividade muito comum em viagens internacionais em cidades como Dublin ou Amsterdã. E parece que essa tendência também existe em várias capitais e cidades brasileiras.

Nas capitais, o incentivo vem através das ciclovias e ciclofaixas, enquanto nos destinos ligados à natureza, a atividade é praticada em meio a trilhas e à beira mar. Confira agora quais os melhores destinos para uma viagem de bicicleta no Brasil.

1)  Rio de Janeiro:

A cidade do Rio de Janeiro é uma ótima cidade para uma viagem de bicicleta pois possui 450 km de ciclovias, que seguem por todas as zonas da cidade, além de  trilhas próximas à natureza.

As ciclovias fazem a ligação de  inúmeros pontos turísticos da cidade, como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque do Flamengo, percorridos por turistas e pelos moradores.

Caso você queira, poderá fazer seu próprio roteiro para desvendar a cidade pedalando, pois o sistema de compartilhamento de bicicletas é de fácil acesso e,conta com a vantagem de não ser preciso voltar para devolvê-la no ponto de partida.


Um Mapa cicloviário é disponibilizado no site pela prefeitura, a fim de incentivar esse tipo de turismo, informando todas as rotas da capital carioca.

2) Balneário Camboriú:

A Costa Verde e Mar faz parte da região turística ao norte de Santa Catarina, que envolve os municípios de Porto Belo,Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Itapema, Bombinhas e Ilhota.

A  primeira parte deste trecho, de Balneário Camboriú, pode ser iniciada pelo Parque Unipraias, no Portal de Informações Turísticas da Rodoviária, ou no Portal de Informações Turísticas da Avenida do Estado. Em um desses pontos o cicloturista recebe o guia do trajeto, o carimbo de saída e informações necessárias.

Ele deve passar no Unipraias obrigatoriamente, percorrendo os 6,7 quilômetros de orla da Praia Central até as passarelas de madeira do Pontal Norte. Certamente um excelente destino para uma viagem de bicicleta!

3) Volta das Transições:

A Volta das transições, localiza-se ao sul de Minas Gerais, circulando a região de Ibitipoca. Seu nome veio da variedade de relevos e vegetação que o cicloturista encontra na rota. São campos, com recortes de mata atlântica, climas e relevos diversos em um  passeio de quase 400 quilômetros.


Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que buscam experimentar uma viagem de bicicleta mais “selvagem” pela primeira vez, acampando e cozinhando pela estrada e experimentando um lado mais aventureiro do cicloturismo, sendo o  caminho dividido em 7 etapas diferentes.

4) São Paulo:

A cidade de São Paulo conta com diversos roteiros para serem feitos de bicicleta, o bike tour SP, oferece passeios gratuitos de bicicletas, com grupos de até 15 pessoas, podendo ser para idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas que não sabem pedalar e até crianças; todos acompanhados por monitores e equipamentos de áudio em 2 idiomas.

Os roteiros são divididos em várias rotas: Parque Ibirapuera, Rota Centro Novo,  Avenida Paulista, Vila Madalena, Centro Velho.

5) Serra da Canastra:

Localizada em Minas Gerais, em uma importante região de produção de queijo no Brasil, a Serra da Canastra é uma ótima opção para os ciclistas. As estradas de terra ligam vilarejos a cascatas e mirantes com vistas excepcionais.

Lembrando que a Serra da Canastra é uma parque nacional e, por isso, uma região cuja natureza é muito bem preservada. Ali  nasce o famoso rio São Francisco e, além da possibilidade de pedalar por lá, é possível levar uma barraca e aproveitar para acampar .


6) Estrada da Graciosa:

Apenas 70 km ligam Curitiba à cidade de Morretes no Paraná, famoso destino para quem faz o passeio de trem saindo da capital paraense. De bike, o percurso é feito da Serra da Graciosa para baixo, em um caminho cercado por uma das faixas mais bem preservadas da Mata Atlântica.

Ao fim da rota da sua viagem de bicicleta, a cidade aguarda os ciclistas com uma delícia da gastronomia paranaense, o barreado, o prato mais tradicional da região.

7) Recife:

Na capital, domingo é dia de pedalar, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer foi inaugurada  com 36 km de faixas exclusivas para bicicletas, patins e skates. Todas as faixas vão em direção a Zona Portuária, tendo o Marco Zero como ponto de convergência.

A ciclofaixa transita por mais de 30 bairros, oferecendo rotas pelas zonas Norte, Sul e Oeste. Na Zona Sul, as atrações são: praia de Boa Viagem, do Parque Dona Lindu e do Forte das Cinco Pontas. Na Zona Norte, o percurso se inicia pelo Parque da Jaqueira, passa no Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas e Centro de Artesanato.

Na Zona Oeste, os destaques são a Lagoa do Araçá, percorrendo a Ponte da Boa Vista e a Casa da Cultura. As três rotas têm fluxo de cerca de 18 mil pessoas a cada domingo.


Conclusão

Destacamos aqui 7 destinos para uma viagem de bicicleta pelo Brasil, desde áreas dentro das cidades, até áreas em meio à natureza, nas quais é possível parar para apreciar as belezas naturais e até aproveitar para descansar acampando.