5 estratégias com CRM para aumentar as vendas e a produtividade 

Quando bem aplicadas, as estratégias de CRM têm o potencial de aumentar as vendas de qualquer negócio, não importa seu nicho, e otimizar diversos processos do dia a dia. E, percebendo isso, muitas empresas resolveram investir nesse tipo de ferramenta. 

Porém, muitos ainda não sabem exatamente o que fazer após contratar a plataforma, nem a imensidão de ferramentas que têm a seu dispor. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com 5 dicas do que fazer com um CRM em mãos para alavancar as vendas e melhorar a produtividade dos seus colaboradores. Confira!

Primeiramente, o que é uma plataforma de CRM e para que serve?

Uma plataforma de CRMCustomer Relationship Management ou simplesmente gerenciamento de relacionamento com o cliente, em português — é um tipo de sistema para organizar e registrar o contato entre o público e uma marca.

Ele serve para armazenar dados sobre eles em um só lugar, permitindo o fácil acesso e o compartilhamento entre todos os colaboradores envolvidos na estratégia de vendas.


Já estratégia de CRM é o nome usado para descrever um plano de negócios que foca no cliente. Em outros termos, na criação de ações voltadas para melhorar a interação do consumidor com uma marca e atender suas necessidades.

De qualquer forma, entre as principais vantagens do CRM, podemos citar:

  • centralização das informações sobre os clientes; 
  • otimização do funil de vendas; 
  • personalização do processo de vendas
  • visualização do histórico do consumidor; 
  • melhora da gestão comercial. 

Quais as melhores estratégias de CRM para vendas?

Agora que você viu o que é e quais os benefícios de uma plataforma de CRM, confira 5 dicas de estratégias com o sistema que podem aumentar suas vendas e melhorar a produtividade do seu time comercial. 

1. Análise de clientes 

Uma das melhores estratégias de CRM para vendas é a análise de clientes. Com o sistema, é possível coletar informações precisas que fazem com que você conheça tudo sobre seu público. Alguns desses dados são:

  • o que mais procuram; 
  • quando compram mais; 
  • qual o perfil deles; 
  • o que mais desejam receber. 

Dessa maneira, fica mais fácil saber quais as técnicas de vendas mais adequadas para cada consumidor e o que e quando oferecer. Além do mais, isso auxilia no planejamento das demais estratégias que você verá nos tópicos seguintes.


2. Alinhamento dos times de vendas e de marketing 

Quando os times comercial e de marketing estão desalinhados, toda a empresa sofre. Afinal, o trabalho de um depende das ações do outro. Por isso, eles precisam estar em sintonia constante.

Sendo assim, outra estratégia de CRM muito usada é o alinhamento dos dois departamentos através dos dados compartilhados. 

Por exemplo, com as informações coletadas a equipe de marketing identifica quais são os melhores leads. Ao mesmo tempo, ele pensa em conteúdos para atrair e nutri-los.

Enquanto isso, o time de vendas recebe esses leads que já foram qualificados e atua para conquistá-los e transformá-los em clientes. 

Isso faz com que os colaboradores conquistem mais, com menos esforço, já que não desperdiçam tempo em ações desconexas ou refazendo o mesmo trabalho.


3. Planejamento das vendas 

O planejamento de vendas é uma estratégia essencial para alavancar qualquer negócio. Sem ela, a equipe comercial fica perdida, sem saber quem abordar e o que fazer em cada etapa. 

Dito isso, use o sistema de CRM para definir metas alcançáveis e dividir todos os processos em etapas. Assim, seus colaboradores saberão o que fazer para alcançar os objetivos da empresa.

Dentro disso, podemos citar que os dados entregues pelo CRM permitem que você descubra a sazonalidade dos seus produtos ou serviços. Logo, consegue pensar em ações voltadas para períodos específicos do ano para atrair mais público para a marca.

O resultado é que você aproveita as variações do mercado para vender mais e, consequentemente, aumenta seus lucros.

4. Segmentação de ofertas 

A quarta dica de estratégia de CRM é a segmentação das ofertas. Isso é oferecer o que o freguês quer, no momento certo e com as técnicas mais adequadas. Tudo isso acontece porque você o conhecerá profundamente. 


Isso ainda abre espaço para a personalização, uma vez que você terá os dados que dizem o que seus clientes preferem receber, bem como a melhor maneira de contatá-los. 

No mais, o CRM possibilita o acompanhamento das etapas de venda. Em outras palavras, ver o passo a passo e a evolução do consumidor durante sua jornada. 

5. Follow-up 

Follow-up é uma expressão da língua inglesa que significa literalmente acompanhar. Posto isso, o follow-up de vendas é uma estratégia que visa o acompanhamento dos clientes durante todas as etapas do processo de compra.

Ela serve para que você possa prever suas necessidades e dúvidas e se preparar para respondê-las rapidamente. Da mesma forma, esse processo auxilia na criação de um plano de contato para falar com o consumidor no tempo certo e aumentar a eficácia da proposta.

Isso faz com que o freguês se sinta ouvido, melhorando o relacionamento dele com a companhia. 

Além disso, o follow-up tem a vantagem de manter o contato ativo por mais tempo, elevando as chances dele chegar até o final da jornada, que é comprar o que você oferece.

Ficou com vontade de colocar essa estratégia em prática? Então confira as 6 dicas de como fazer um follow-up de vendas usando uma plataforma de CRM que trouxemos para você no infográfico a seguir!