8 cidades com excelente qualidade de vida para residir no Brasil

Confira agora 8 cidades brasileiras que proporcionam uma excelente qualidade de vida aos moradores, justificando a busca crescente por imóveis nessas regiões.

Através do IDH do Brasil (Índice de desenvolvimento humano) são avaliados a cada dez anos, dados relativos à educação, renda e longevidade – essas três são as dimensões mais relevantes de desenvolvimento humano.

Desta forma, o IDH certifica a qualidade de vida que a cidade entrega aos seus moradores, gerando uma vida que garanta suas necessidades básicas.

1)  Maringá

Maringá foi uma das cidades com os melhores  índices de educação, saúde, segurança e sustentabilidade, segundo  o ranking do DGM,  com pelo menos 56% das crianças com idade inferior a 3 anos estão matriculadas em creches, resultando em mais de 20 pontos percentuais acima da média nacional (que fica em 34,9%). 

Além disso, a cidade se destaca por seu excelente índice de tratamento de esgoto e abastecimento de água, que chega a 100% de sua população é uma excelente cobertura de equipes de atenção básica (80%), sendo a média nacional  de 61%.


2) Balneário Camboriú:

A cidade, que fica localizada em Santa Catarina, é considerada uma cidade com ótima infraestrutura urbana, tendo como sua  maior fonte de economia a construção civil e o turismo.

A cidade investe fortemente nos setores de segurança, infraestrutura e serviços prestados à população, o que traz um IDH de 0,845.

Apesar de ser uma cidade turística, ela possui excelentes escolas e universidades, além de uma localização privilegiada. O que também é ótima para atrair novos investidores, que podem adquirir novos apartamentos através de um corretor de imóveis em Balneário Camboriú.

3) Jundiaí:

Localizada no interior do estado de São Paulo, a cidade apresenta índices excelentes de educação e saneamento, atendendo a totalidade de sua população. A cidade conta com uma taxa de mortalidade infantil inferior à campeã Maringá, chegando a 7,3 por 100 mil habitantes.

 Jundiaí apresenta bons números relacionados à segurança: a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é de 6,9 – bem menor à média nacional, que chega a 20,4. 


Apesar de ser conhecida como uma cidade pequena, é a 8ª maior economia do estado de São Paulo, além de ter um parque industrial de mais de 500 empresas, incluindo grandes nomes como Coca-Cola, Kraft Foods, Ambev, entre outras, gerando várias  oportunidades de emprego para as pessoas da cidade.

4) Curitiba:

Eleita uma das melhores capitais para se viver no Brasil e de excelente qualidade de vida, a cidade fica localizada no Paraná. A capital é composta por muitas áreas verdes e possui mais de 30 parques e bosques.

Curitiba se destaca na área da saúde, com uma taxa de mortalidade de 6,5 por 100 mil pessoas nascidas vivas. Esse índice foi reduzido bastante nos últimos anos, ajudando a cidade a melhorar sua posição no ranking do DGM.

Além disso, o empreendedorismo é destaque na capital paranaense, atraindo muitos jovens com projetos de incentivos a startups. Com isso, muitos imóveis e apartamentos estão disponíveis para venda.

5) Vitória:

A capital do Espírito Santo foi eleita em 2015, pela ONU como a segunda melhor cidade do litoral do país, pela sua qualidade de vida, educação e renda dos moradores.


A cidade vem se destacando como o lugar com a melhor infraestrutura em toda a região Sudeste, o que favorece o crescimento de pequenas e médias empresas. Com cerca de 360 mil habitantes, possui um clima subtropical típico de cidades praianas.

É um dos melhores IDHs do Brasil com ótimos índices de educação, desde o nível básico até o ensino superior, tendo uma expectativa de vida de 76,2 anos.

6) Taubaté:

Localizada no Vale do Paraíba, a cidade de Taubaté, tem destaque para o desenvolvimento da indústria e do comércio. Os segmentos de varejo e atacado empregam mais de 400 mil pessoas em toda a região, que reúne mais de 16 municípios. 

São cerca de 320 mil habitantes e com um importante polo industrial, e muitas empresas estão instaladas ali, como : Volkswagen, Usiminas e Embraer.

Possui cobertura total  de abastecimento de água em toda a região e baixo índice de violência, bem inferior à média nacional.  Com boa qualidade de vida, a cidade se desenvolveu bastante no setor de serviços e tem inúmeras opções de imóveis e apartamentos.


7) Belo Horizonte:

A capital de Minas possui vários pontos comerciais: desde o popular até o alto luxo, conhecida como a “capital brasileira dos bares”, BH tem uma noite bem agitada, que atrai  milhares de jovens.

Com 2,4 milhões de habitantes, a cidade é a 6ª capital mais populosa de todo o país. Por isso, acaba apresentando percentuais menores em relação ao tratamento de esgoto e abastecimento de água – que, apesar disso, são maiores que a média nacional.

A cobertura de equipes de atenção básica é superior à média: atingindo 98,7%, sendo que a média nacional é de 61,1%.

8) Florianópolis:

Nos últimos anos, a cidade se destacou como um importante pólo tecnológico, atraindo vários empreendedores em busca de qualidade de vida e oportunidades de negócios. Inclusive, é bem comum encontrar várias startups no polo de Florianópolis.

Trata-se de uma cidade eclética, onde se pode escolher viver em bairros badalados em alguns dos vários imóveis disponíveis ou em regiões marcadas pela tradição, com casarios antigos e o clima de vila de pescadores.

As crianças com idade até 3 anos matriculadas em creche, chegam a 52,7% – superior à média, que é de 34,9%.

A cidade apresenta alguns problemas relacionados a saneamento, em relação ao  atendimento e tratamento de esgoto (abaixo da média nacional), apesar de possuir uma ampla cobertura de equipes de atenção básica, que cobre  91,7% de  todo seu território.

Destacando-se pela excelente qualidade de vida, sendo a melhor colocada entre as capitais brasileiras no ranking da ONU

Conclusão

Verificamos que cidades com índices de IDH mais elevados são aquelas que possuem uma maior qualidade de vida, de acordo com os padrões estabelecidos, sendo localizadas nas mais diferentes regiões do país.