Truques para quem está tentando parar de fumar

Você sabia que metade dos fumantes pensa em parar de fumar?  Se você também sonha com isso, conheça algumas maneiras que vão facilitar para você:

Veja quais situações da vida cotidiana você associa a um cigarro. Pode ser tomar café da manhã, estresse no trabalho, assistir a um filme, ler jornal, encontrar amigos, falar ao telefone. 

Identificar esses momentos permite pensar em como lidar com o vazio causado pela falta de um cigarro. Cada fumante deve encontrar seu próprio método para substituir o tabaco.

O pensamento persistente de acender um cigarro aparece em sua cabeça por cerca de 2 ou 3 minutos. Então vale a pena redirecionar sua atenção para outra coisa, por exemplo, para a atividade que está sendo realizada no momento. Se um cigarro era uma maneira de matar o tédio, então é melhor você encontrar outra ocupação, por exemplo, limpar, ligar para amigos há muito perdidos, brincar com o cachorro, andar de bicicleta, ler um livro, etc. Com o tempo, os rituais diários associados a um cigarro irão desaparecer.

Aceite que os primeiros dias podem ser difíceis

Isso ocorre porque a nicotina é altamente viciante. Você precisa estar preparado para o fato de que os receptores no cérebro exigirão outra dose de nicotina, e a pessoa que parar de fumar lutará contra o desejo persistente de pegar outro cigarro.


Não acredite nos mitos: fumar não ajuda você a se sentir mais calmo. Um dos mitos sobre o tabagismo é a crença de que o cigarro ajuda a aliviar a tensão.

Ao contrário do que os fumantes acreditam, fumar aumenta o estresse, pois quando o nível de nicotina no organismo cai, ou seja, várias vezes ao dia, provoca irritabilidade, diminuição da concentração e tensão mental. Quando paramos de fumar, vale a pena encontrar um método alternativo de combate às emoções desagradáveis, por exemplo, começar a praticar esportes, praticar ioga, aprender técnicas de relaxamento.

Benefícios para a saúde

Já 20 minutos depois de apagar o último cigarro, o pulso e a pressão arterial voltam ao normal.

Após 24 horas, os pulmões começarão a limpar.

Após 3 dias, a nicotina é removida do corpo, você pode sentir os sabores e cheiros com mais intensidade.


Após 5 anos de abstinência, o risco de desenvolver câncer de pulmão, boca, laringe e esôfago será reduzido pela metade, e o risco de acidente vascular cerebral também diminuirá.

Evite situações associadas ao tabagismo. Vale a pena considerar se fumar está associado a um local específico, por exemplo, quarto, cozinha, varanda, ponto de ônibus, parque.

Pense no que fazer com as mãos livres

Vale a pena sempre segurar algo nas mãos, por exemplo, uma bola anti-stress, um elástico de cabelo, uma caneta, um porta-chaves. Você pode levar consigo pequenas guloseimas substituindo colocar um cigarro na boca, como: sementes de girassol ou abóbora, goma de mascar sem açúcar. O problema do reflexo para pegar um cigarro também pode ser superado mais facilmente com um canudo ou palito na boca ou na mão.

Você não precisa engordar 

Essa é uma das preocupações mais comuns dos fumantes. De fato, quando os fumantes param de segurar um cigarro, eles tentam substituí-lo por vários tipos de lanches. Se você não se importa se eles são saudáveis, você pode ganhar peso. Portanto, é melhor escolher, por exemplo, legumes cortados em tiras. Esses lanches podem ser colocados no apartamento em locais onde você costumava fumar com mais frequência. Também vale a pena beber bastante líquido, principalmente água.

O que você ganhará ao parar de fumar

A fumaça do tabaco é um coquetel de cerca de 7.000 elementos e compostos químicos. O tabagismo é o principal patógeno do câncer, várias dezenas de doenças cardiológicas, do sistema respiratório e de outros órgãos.


Dietas especiais ou até mesmo maior atividade física não são capazes de compensar os danos à saúde causados ​​pelo tabagismo.

Parar de fumar e evitar a fumaça do tabaco é a única maneira eficaz de reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas ao tabaco! Este risco diminuirá sistematicamente a cada hora de abstinência.

Lembre-se de que parar de fumar é um processo em que sua vontade de fazer a mudança é importante.

Além disso, o cigarro eletrônico, como o Pod Descartável Sem Nicotina, por exemplo, são opções para quem está tentando se livrar do cigarro convencional.

Diga às pessoas ao seu redor que você está deixando de fumar e peça compreensão e apoio. A irritabilidade pode começar horas depois de parar de fumar e durar várias semanas.