Como montar uma cozinha nova sem gastar muito

Há sempre um momento que gostaríamos de mudar algo em nossa casa e um dos cômodos que entra nesta lista de reformar é a cozinha. Esse é o espaço que passamos boa parte do tempo, sendo sempre bom fazer aquela reforma. 

Mas, quando o assunto é forma já vem em mente muita sujeira e o mais aterrorizante de todos, o “orçamento” da obra, isso faz com que muitas pessoas desistam de fazer a reforma dos sonhos. 

Sabemos que hoje em dia construir ou reformar está bastante caro, pois a inflação não está das melhores e no período pós-pandemia o Brasil ainda enfrenta uma pequena crise até que tudo entre nos trilhos.

Entretanto, ainda existem algumas maneiras de fazer reformas sem precisar gastar um rio de dinheiro, com algumas dicas é possível fazer uma reforma agradável na sua cozinha e o melhor de tudo sem gastar muito. 

Quem não gosta de ver a cozinha toda linda e acompanhante para receber visitas? É muito satisfatório fazer aquilo que você mais gostaria na cozinha, até mesmo na de fazer um bolo simples de liquidificador fica mais prazeroso quando está do jeitinho que sempre sonhou. 


Ao mudar a cozinha, a impressão que fica é que toda a casa mudou por completo, mudando completamente a energia do local. Mas como dissemos anteriormente, muitos já se arrepiam só de ouvir reforma e cozinha na mesma frase e já imagina alguns números da conta indo embora.

Por mais que a cozinha seja um local com muitos detalhes, não precisa entrar em desespero, pois com as dicas certas você vai conseguir fazer as escolhas certas e ter uma boa reforma em casa, sendo possível, sim, economizar.

Hoje em dia existem muitas maneiras de fazer uma reforma na cozinha, seja mudando alguns itens de lugar, adicionando mais objetos e até trocando os pisos ou eletrodomésticos.  Enfim, as possibilidades de fazer um ambiente diferente são muitas, basta ter criatividade e apostar nas coisas certas.

Caso você tenha um pouco de dificuldade em realizar um plano de arquitetura para sua cozinha, você pode procurar por ajuda profissional, porém a intenção é não gastar muito e isso pode estourar o seu orçamento, mas se achar viável, siga em frente e faça um plano de reforma para a sua cozinha e economize em outros pontos. 

Atualmente você pode conseguir algumas consultorias online, que podem sair bem mais em conta, assim você terá um norte sobre o caminho que deve seguir na hora da reforma e escolher os itens certo para decoração. Esse tipo de consultoria ajuda muito em situações de reforma, principalmente quando estamos em dúvida sobre o que usar na nova decoração. 


Se você não vê a hora de ver a sua cozinha de cara nova, então fique atenta até o final deste artigo e veja algumas dicas de como realizar uma reforma sem precisar gastar muito. Acompanhe atentamente. 

Planeje tudo com antecedência

Antes mesmo de fazer o orçamento, você deve anotar tudo aquilo que deseja mudar na sua cozinha. É melhor ter todas as ideias anotadas e definidas, pois você pode ter muitas ideias ao longo da reforma e acabar gastando ainda mais.

Se você quer evitar a compra de materiais extras e ainda desperdiçar o que ainda nem foi usado, mantenha o foco daquilo que planejou e anotou antes de começar a reforma. Só quando tudo estiver estabelecido nos mínimos detalhes você pode passar para o seguinte passo. 

Dê adeus aos azulejos tradicionais

Procure não ter a ideia de cobrir a parede da cozinha inteira ou pelo menos metade com azulejos, além dessa ideia estar um pouco ultrapassada, essa maneira de reformar a cozinha pode fazer com que gaste muito mais dinheiro. 

Você pode fazer uma concentração de azulejos somente na perto do fogão e da pia, onde são locais que precisam estar protegidos contra os respingos de gordura e também da umidade da água. E caso queira deixar sua cozinha um pouco mais fácil de limpar, invista em tinta lavável no restante da cozinha. 


Invista em pisos vinílicos 

Se você tem a ideia de quebrar tudo para trocar o piso, então repense essa ideia, pois tenha em mente que isso pode trazer ainda mais gastos. Uma opção bem mais em conta, são os pisos vinílicos, dessa forma você pode renovar um ambiente inteiro somente fazendo sobreposições de vinil no piso original.

Para fazer essa aplicação é necessário que toda a região dos pisos esteja limpa, assim não ficará nenhum desnível. 

Faça reinvenções nos armários

Fazer a troca de todos os armários da cozinha pode ser mais uma troca desnecessária e que também gasta muito dinheiro. Além do preço do imóvel ser bastante caro, ainda tem a contratação de um instalador que também não fica barato, tendo em vista a quantidade de armários. 

Por isso, é interessante fazer uma boa análise nos armários, se eles ainda estiverem em boas condições, você pode aplicar adesivos, trocar os puxadores ou passar uma mão de tinta. E caso precise de mais alguns lugares para guardar pratos ou copos, invista em prateleiras abertas, assim vai deixar sua cozinha muito mais moderna.