Como separar o lucro das vendas de forma fácil?

Vender é uma atividade que exige muito. Afinal, não é só concretizar uma negociação, mas também é preciso compreender e desvendar o mundo financeiro. Está chegando o final do mês e você ainda não sabe como separar o lucro das vendas? Fique tranquilo que iremos mostrar de forma prática como fazer isso.

Não importa qual é o seu negócio: loja física, e-commerce ou marketplace. Em qualquer uma delas você precisará analisar os números. Apenas dessa forma você conseguirá ver se sua empresa tem uma vida financeira saudável ou não.

Aliás, muitos jovens empresários acreditam que seus negócios estão indo bem baseados apenas no número de vendas. Mas vender não é sinônimo de lucro se você não souber precificar seus produtos.

Pensando nisso, montamos um guia prático que começa na precificação do seu produto e vai até como separar o lucro das vendas.

Como separar o lucro das vendas, precificar e melhorar a margem de lucro?

Como você controla os gastos da sua empresa? De onde vem o dinheiro para abastecer o estoque? Tem reserva de emergência para situações fora do cotidiano?


Saber como e de onde vem o dinheiro usado para manter sua empresa ativa, fica mais fácil tomar decisões. Dessa forma, você garante que a compra das novas coleções afete sua loja.

Para os novos comerciantes, talvez esse seja um mundo completamente novo. Então, por onde começar?

Precificação assertiva

Atribuir preço ao seu serviço ou para a sua mercadoria pode ser algo estressante e complicado. Seu lucro vem desse valor atribuído e, por isso, qualquer erro pode ser fatal para o bem-estar financeiro.

Exagerar no valor cobrado pode até ser encarado como uma forma de segurança, mas isso pode acabar espantando seus consumidores que podem achar muito caro.

Outro engano muito comum é cobrar exatamente ou um pouco menos que o concorrente. Essa prática pode ser perigosa pois simplesmente o valor praticado pode não oferecer lucro. Afinal, você não sabe quais as despesas e margens de lucro do seu concorrente.


A primeira coisa a fazer antes de estabelecer o preço nas suas mercadorias é levantar as despesas da empresa. As despesas são separadas em dois grupos, as fixas e as variáveis.

As despesas fixas são a água, luz, internet, aluguel e contador. Já as variáveis são as taxas, impostos, valor do produto adquirido com o fornecedor (incluindo frete) e embalagem. Caso anuncie em marketplaces, leve em consideração também a comissão a ser paga e custos para despachar.

A partir daí você utilizará a seguinte fórmula:

100 / 100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro pretendido)

Tendo esse valor final em mãos, é hora de comparar o   com seus concorrentes. Se estiver muito abaixo do preço praticado pela concorrência, você pode pensar em duas possibilidades: manter assim e anunciar como promoção ou aumentar seu lucro para equiparar ao concorrente


A métrica da saúde financeira

Estamos falando da margem de lucro, que pode ser bruta ou líquida. A margem de lucro bruta é ideal para analisar um produto em específico e comparar com outros.

Dessa forma, você consegue identificar quais produtos têm boa saída e lucratividade, facilitando decisões futuras. Já a margem de lucro líquida analisa a situação como um todo e passa um diagnóstico mais certeiro da saúde financeira.

Como calcular a margem de lucro

Esse é o cálculo de como separar o lucro das vendas e é bem fácil de fazer. Para descobrir a margem de lucro bruta, você precisará somar as despesas relativas à execução de serviço ou fornecimento de produto da receita obtida com ele. Esse resultado deve ser dividido pela receita e multiplicado por 100 para ter o valor percentual.

Por exemplo, uma loja que comercializa mochilas em um marketplace teve uma despesa mensal de 20 mil reais e uma receita de 35 mil reais. Logo, o lucro bruto é de 15 mil reais.

35.000 – 20.000 = 15.000


Agora, pegue o lucro bruto, 15 mil reais, e divida pela receita, que é de 35 mil reais. 

15.000 / 35.000 = 0,42

Por fim, multiplique o valor obtido por 100 para ter o valor percentual da margem de lucro bruta, que nesse caso é de 42%.

100 x 0,42 = 42%

Agora, para calcular a margem de lucro líquida, você deve somar todas as despesas da sua empresa e também somar toda a receita. A partir daí o cálculo é o mesmo que o lucro bruto.

Por exemplo, as despesas da sua empresa foram de 100 mil reais (custo dos produtos vendidos + encargos, impostos e despesas variáveis) e a receita foi de 150 mil reais.

Para saber o lucro líquido o cálculo é o seguinte:

150.000 – 100.000 = 50.000

Use o lucro líquido encontrado e divida-o pela receita:

50.000 / 150.000 = 0,5

Por fim, multiplique o valor encontrado e multiplique para encontrar a porcentagem:

0,5 x 100 = 50%

Ou seja, nesse caso apresentado a margem de lucro líquida é de 50%. Dessa forma, essa empresa fictícia retém 50% de seus ganhos após eliminar as despesas totais.

[Bônus] Melhore a saúde financeira da sua empresa com essas dicas!

Fez os cálculos e não ficou satisfeito com os resultados obtidos? O que pode ser feito para melhorar a margem de lucro da sua empresa?

O primeiro passo é eliminar os desperdícios. A redução de custos desnecessários é uma das formas mais eficazes de otimizar o seu resultado.

Os custos desnecessários incluem produtos com pouca saída e metodologias pouco funcionais. Outro ponto importante é negociar com seus fornecedores. Se não for possível, pode ser hora de você encontrar outro que tenha preços mais atrativos.

Além disso, capriche no marketing para atrair mais clientes. Não esqueça que as redes sociais e aplicativos de conversa são ferramentas poderosíssimas para divulgar seu trabalho.

E para fidelizar os antigos compradores, pense em estratégias que possam ser enxergadas como vantajosas, como descontos progressivos e brindes.

Por fim, agora que você já sabe como separar o lucro das vendas, melhorar a vida financeira da sua empresa e aumentar as vendas, está esperando o que para colocar em prática? Desejamos boas vendas e ótimos negócios!
Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.