Dicas para remover calos com remédios caseiros

Os calos são uma parte importante de nossos mecanismos naturais de proteção. Eles se formam onde a pele fica exposta a estresses diários. Elas como proteção, se criavam quando os humanos ainda andavam descalços pela natureza, dessa maneira os pés não se desgastavam tanto. Eles se foram tanto nas mãos quanto nos pés. 

Deste ponto de vista, a calo é completamente normal e até mesmo útil. No entanto, isso não se aplica mais se eles crescerem de forma exagerada, nesse ponto o calo se torna um problema 

Reclamações devido ao forte crescimento do calo 

Um “calo no pé” é uma camada extra grossa da pele externa. É particularmente sensível a influências externas, como, pressão ou umidade. O calo tinha uma função extremamente útil para nossos ancestrais quando caminhava descalço, porque protegia os pés de lesões.

Desde que começamos a usar calçados femininos, o calo perdeu sua importância essencial. Pelo contrário, hoje essa pele mais grossa se forma principalmente em lugares onde não precisamos dele: no calcanhar, entre os dedos, debaixo dos dedos.

Quando ele se torna muito grosso, pode facilmente rasgar e acabar fornecendo espaço para fungos e bactérias. Em combinação com a umidade, infecções podem ocorrer. 


Quantas vezes devo remover o calo?

Por muito tempo, o boato persistiu que quanto mais frequentemente o calo cresce de volta, mais frequentemente ela é removida. Na verdade, o oposto é verdadeiro: faz sentido remover regularmente apenas alguns calos do que remover grandes quantidades em algumas sessões por ano. 

Se você remover muito os calos ao mesmo tempo, a pele pode ficar muito fina em lugares, o que estimula a formação de novas árvores. Além disso, há o risco de que pontos de pressão dolorosos ou mesmo lesões ocorram com remoção generosa.

Não dá para saber realmente quando ele irá aparecer, e quando aparece as dores depois de um tempo vem as dores. Com que frequência a remoção é necessária dependendo do aparecimento da pele e dos cuidados. O período entre eles aparecerem e seu desaparecimento é entre duas semanas e dois meses.

Os melhores remédios caseiros para calos

Claro, há também remédios caseiros populares que você pode usar para remover calos:

Bicarbonato de Sódio 

Misture três colheres de chá de bicarbonato de sódio com água morna e mergulhe os pés nele por dez minutos. Alternativamente, você pode transformar bicarbonato de sódio e um pouco de água em uma espécie de pasta que você usa para esfregar os pés e deixá-lo por cinco minutos – antes de lavar e secar seus pés.


Camomila 

Camomila seca também é um remédio caseiro eficaz para calos. Pegue um saco de chá ou flores de camomila. Enrole-as em um pano seco, molhe um pouco com água quente (mas não exagere, o pano pode ficar pingando) e pressione o enrolado de camomila nas áreas queratinizadas por 15 minutos.

Limão 

Outra arma secreta de beleza é o suco de limão fresco, um remédio caseiro que é sempre usado quando se trata de problemas de pele. Isso se deve à sua acidez, que também pode ajudar contra calos. Para isso, corte pela metade um limão e coloque as metades nas áreas queratinizadas por um máximo de 30 minutos.

Como prevenir os calos nos pés

Para que a pele em seus calcanhares não seque e queratiniza, você pode tomar medidas preventivas:

  • Não use sapatos muito apertados ou desconfortáveis – a pressão fará com que os calos se formem mais rápido para proteger os pés do atrito.
  • É melhor trocar seus sapatos regularmente o mais frequentemente possível para que as mesmas áreas nem sempre fiquem irritadas.
  • Se possível, evite saltos altos e solas muito finas ou muito duras. Em vez disso, caminhe descalço o mais frequentemente possível.
  • Dê aos seus pés um banho regular e, em seguida, sempre passe creme com uma pomada contendo uréia ou ácido salicílico.